terça-feira, 2 de junho de 2015

ALFABETIZAÇÃO VISUAL


O uso e aprendizado das diferentes cores pode ser entendido como um dos elementos da alfabetização visual, que consiste em uma sensibilidade à forma como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem informações. A alfabetização visual é a capacidade de entender o que está a ser visto numa imagem, incluindo certas convenções tais como perspectiva e profundidade. Um criador multimídia tem de aprender como usar este impacto para o melhor efeito. Multimídia é a combinação de texto, som e imagem para apresentar uma informação. Na educação, a multimídia aparece nos tutoriais, nas demonstrações, nas informações, nos jogos, nas simulações e nos testes. Um texto pode também funcionar como imagem quando: a forma como o texto é apresentado impacta sua legibilidade; quando é visto em bloco; pela pontuação; por traços e parênteses; por outros marcadores. São elementos do texto: Fonte (não serifado); Cor (significado); Tamanho (legibilidade); Espaçamento (entre linhas; Animação (sem excesso). A visualidade se constrói pelos seguintes elementos: Contraste; Repetição; Alinhamento ; Proximidade. A aprendizagem visual ocorre melhor nas seguintes condições: Adicionando figuras às palavras melhora a aprendizagem: Colocando figuras próximo ao texto concernente melhora a aprendizagem; Uso desnecessário de figuras pode atrapalhar a aprendizagem. As cores são normalmente associadas com várias emoções. Cores quentes: vermelho,laranja. Cores frias: azul, roxo. Cores podem criar profundidade e emoção numa imagem, refletindo um estado de e ado de espírito. Por vezes a imagem antecipa os sentidos revelados pela palavra, por outras, a palavra orienta a leitura da ilustração. É no binômio palavra/imagem que a alfabetização visual pode ser exercida, promovendo a educação do o ão do olhar, permitindo assim adentrar à obra de literatura infantil explorando as múltiplas possibilidades de leitura que a mesma oferece. A alfabetização visual ocorre com: Mudança persistente na performance ou no potencial humano; Mudança relativamente permanente no conhecimento ou comportamento de uma pessoa em função da e ão da experiência; Mudança permanente no comportamento ou na capacidade de comportar-se de uma dada maneira que resulta de prática ou de outras formas de experiências. A multimídia educativa tem por finalidade aprender de uma melhor forma; precisão ao relembrar; retenção; transferência; generalização das habilidades. Ao final desse processo o/a aluno/a deve ser capaz de: devotar tempo e energia à atividade de aprendizagem; retornar para rever e revisar; atitude e motivação.

Disponjível em: http://penta2.ufrgs.br/edu/cargacognitiva/alfabvisualres.pdf. Acesso em 02/06/2015.

Imagem disponível em: http://www.janelatech.com.br/ultimos-posts/reviews/true-color-acerte-as-cores-e-nao-deixe-seu-cerebro-ser-confundido/. Acesso em: 02/06/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário