quinta-feira, 18 de junho de 2015

A MÁQUINA REGISTRADORA NA ALFABETIZAÇÃO


  Resultado de imagem para ATIVIDADES COM caixa registradora Resultado de imagem para ATIVIDADES COM caixa registradora


O QUE É UMA MÁQUINA REGISTRADORA?

Uma máquina registradora, ou simplesmente caixa, é um dispositivo mecânico ou eletrônico que serve para calcular e registrar transações de venda, e possui uma gaveta para armazenar o dinheiro. Além de manter um registro das transações (num rolo interno de fita de papel, mesmo em modelos eletrônicos) a caixa registradora geralmente também imprime um recibo para o consumidor.

Na maioria dos casos, a gaveta só pode ser aberta depois de uma venda, exceto quando se usam chaves especiais, as quais só o gerente ou funcionários graduados possuem. Isso reduz o risco dos empregados roubarem do dono da loja – não registrando uma venda e embolsando o dinheiro quando um cliente não precisa de recibo – porque precisam dar o troco. (O dinheiro é mais facilmente fiscalizado em relação à vendas registradas do que o inventário.)


Na verdade, a caixa registradora foi primeiramente inventada com o propósito de eliminar o desvio de dinheiro por parte dos empregados, ou apropriação indébita, e seu nome original era a caixa incorruptível. Também foi sugerido que preços com final estranho surgiram porque, ao se cobrar quantidades como 49 ou 99 centavos, o operador da caixa (também chamado caixa) muito provavelmente teria de abrir a gaveta para dar o troco de 1 centavo e, assim, registrar a venda.

HISTÓRIA DA MÁQUINA REGISTRADORA

Na história da contabilidade, a criação da caixa registradora merece um lugar de destaque. Com o surgimento da caixa, no século XIX, foi possível aumentar o controle sobre a entrada de dinheiro dentro de uma empresa. Todo mecanismo foi pensado neste sentido: toda vez que a registradora era aberta, tocava-se uma campainha, para alertar o proprietário; em geral só era aberta com o registro de uma transação; permitia a organização do dinheiro, entre outras grandes vantagens.


O anuncio abaixo foi publicado na revista Careta, em 1910 (edição 23, p. 6). Entre as vantagens alardeadas pelo texto indica que a registradora evita perda de dinheiro, anota as vendas e demonstra as vendas de cada empregado. É interessante notar que o mecanismo é muito próximo ao ainda existente nas atuais registradoras. 

A primeira máquina registradora foi inventada por James Ritty, depois da Guerra de Secessão. Ele era dono de um saloon em DaytonOhio, e queria impedir os empregados de furtar seu lucro. Ele inventou a Ritty Model I em 1879, depois de ver uma ferramenta que contava as rotações da hélice de um navio a vapor. Com a ajuda de John Ritty, seu irmão, ele a patenteou em 1883.

O QUE PODEMOS ENSINAR E APRENDER COM A MÁQUINA REGISTRADORA?

1) A reconhecer cédulas e moedas do nosso dinheiro.
2) A perceber o valor de cada produto.
3) A entender a lógica da compra e venda, incluindo pagamento e troco.
4) A comparar valores de mercado (onde é mais barato).
5) A perceber diferentes formas de pagamento (dinheiro, cheque, cartão).
6) A reconhecer a profissão de comerciante e de vendedor/a.
7) A identificar quais os produtos de que mais necessitam.

Brincando de mercadinho:

Imprima os moldes e recorte:
Gif de dinheiro
DINHEIRO/MOEDAS


PRODUTOS PARA VENDER NO MERCADINHO
Gif de dinheiro
Gif de dinheiro
Gif de dinheiro
UUU
Gif de dinheiro

Gif de dinheiro

Gif de dinheiro

Gif de dinheiro
Gif de dinheiro
Gif de dinheiro

Gif de dinheiro
Gif de dinheiro


Disponível em: http://www.contabilidade-financeira.com/2013/09/historia-da-contabilidade-brasileira.html; https://pt.wikipedia.org/wiki/Caixa_registradora; http://espacosaberinfantil.blogspot.com.br/2015/02/brincando-de-mercadinho-gif-de-dinheiro.html. Acesso em: 18/06/2015.

Imagens disponíveis em: https://www.google.com.br/search?q=ATIVIDADES+COM+caixa+registradora&espv=2&biw=1366&bih=623&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=xfqCVe6EKpPQgwSWt4C4DQ&ved=0CAcQ_AUoAjgK. Acesso em: 18/06/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário