domingo, 31 de maio de 2015

CACOFONIA E ALFABETIZAÇÃO


Alfabetização e Letramento são conceitos diferentes e complementares. Alfabetizar é uma ação de letramento, é aprender as letras e as palavras, começa quando nascemos e nunca termina. Letramento é saber fazer coisas com a escrita, estar inserido no mundo da escrita.

Ser alfabetizado é muito importante para que a pessoa participe na vida em sociedade, pois os analfabetos geralmente são excluídos dela. Mas somente a alfabetização não é suficiente para a inclusão social!

O sistema da Escrita – escrever e falar são coisas diferentes e complementares, ninguém escreve como fala. EX: falamos “cidadi” e escrevemos “cidade”.

Sistema alfabético ou fonográfico – para cada som da fala existe 1 letra para representá-lo; porém há letras que representam mais de 1 som, como a “S” por exemplo, que representa o som de S e de Z; e sons que podem ser representados por diferentes letras.

Sistema pictórico: não é alfabético, mas entendemos a mensagem. EX: uma placa com uma bicicleta desenhada e um risco em cima dela (só há desenhos sem escrita), entendemos que ali não podemos estacionar bicicletas.

· Representação idiográfica ou lolográfica: comemos pedaços de palavras, como por exemplo: “p/”, para representar a palavra “para”. 

Especificidade do Código: mais importante do que aprender ortografia é entender como são as relações entre a fala e a escrita, que falamos de um jeito e escrevemos de outro. Isso é muito complicado para quem está sendo alfabetizado!

A aprendizagem deve ser contextualizada, ou seja, precisa fazer sentido para a criança ou adulto, contribuir para sua vida. Não deve ser um ato mecânico, fazer as coisas só como um exercício que será esquecido em seguida! Tudo o que for produzido deve ser significativo e fazer sentido, fazer parte da vida do aluno.

Deve ter: diversidade de práticas = atividades diferenciadas que remetam à vida real dos alunos. EX: carta, pesquisa, etc. e diversidade de textos = portadores diversos como listas, cartas, bilhetes, músicas etc., para ler e produzir.

Cacofonia significa uma mistura de sons discordantes ou desafinados. Nesta acepção, 'cacofonia' também pode ser usada em sentido figurado, significando uma mistura heterogênea que, em geral, é sentida como desagradável e/ou ininteligível e/ou desordenada. Vem do Grego kakophónía,as ('voz ou som desagradável').

Cacofonia é um vício de linguagem comum na língua portuguesa, quando uma palavra ou sílaba, em união com outras, formam expressões com sons desagradáveis ou ambíguas; com duplo significado, normalmente termos de baixo calão. 
Etimologicamente, a palavra cacofonia tem origem de duas palavras gregas: kako + phóne, que tem um significado similar à malsonância, ou seja, algo que soa mal. 
Exemplos de cacofonia são utilizados nas escolas como uma ferramenta lúdica para ensinar as crianças a articular as palavras com seus fonemas, com a ajuda de "trava-língua" - exercícios textuais formados por expressões cacofônicas.Exemplo: "Num ninho de mafagafos tem seis mafagafinhos. Quem os desmafagafizar bom desmafagafizador será".
No ramo musical, a cacofonia é o nome dado para a junção de vários sons discordantes e desafinados.
eufonia é o antônimo da cacofonia, ou seja, quando a junção de fonemas de uma ou mais palavras têm um som agradável aos ouvidos. 

Exemplos de cacofonia

  • "Vi ela" = (viela)
  • "Amo ela" = (moela)
  • "A boca dela" = (cadela)
  • "Uma mão lava outra" = (mamão)
  • "Ela tinha" = (latinha)
  • "Na vez passada..." = (vespa)
  • "Ela te tinha contado..." = (tetinha)

Disponível em: http://pedagogiaonlineead.blogspot.com.br/2010/11/fundamentos-teoricos-e-metodologicos-da.html; http://www.dicionarioinformal.com.br/cacofonia/; http://www.significados.com.br/cacofonia/. Acesso em: 31/05/2015.

Imagem disponível em: http://controljr.blogspot.com.br/2009_10_14_archive.html. Acesso em: 31/05/2015.

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