sexta-feira, 21 de agosto de 2015

ALFABETIZAÇÃO EMANCIPADORA
EM PAULO FREIRE


Quando começou a pensar na alfabetização, em 1962, Paulo Freire trazia mais de 15 anos de experiências no campo da Educação de Adultos, nas áreas pobres urbanas e rurais de Pernambuco. No momento em que formulou sua proposta, tinha mais de 20 anos como professor de português e havia participado ativamente do Movimento de Cultura Popular, onde começou a desenvolver a sua metodologia de alfabetização. Nessas experiências, coordenou projetos de educação de adultos, através dos quais, surgiram os Círculos de Cultura e os Centros de Cultura, que depois foram trazidos para a proposta de alfabetização. Mas, em se tratando de alfabetização, havia a necessidade de encontrar uma forma de trabalhar com a língua escrita para que ela se tornasse conhecida e utilizada pelos alfabetizandos. 

Para essa tarefa, Paulo contou com a colaboração de Elza, sua mulher e experiente professora de alfabetização. Foi a professora Elza quem sugeriu a escolha de palavras seguindo o caminho da palavração, que naquela época era uma novidade. A sugestão foi aceita por Paulo que acrescentou que essas palavras deveriam ser escolhidas a partir da realidade e da vida da comunidade dos alfabetizandos onde aconteceria a alfabetização. Essas palavras ganharam o nome de “palavras geradoras” porque, a partir delas, surgiam conhecimentos em torno dos fatos e idéias que elas representavam e da aprendizagem da leitura e da escrita. Mais tarde, tendo em vista a amplitude temática provocada por estas palavras, Freire passou a usar a expressão: temas geradores. No final do estudo de cada palavra geradora, Paulo Freire propôs a criação de um quadro com o conjunto das famílias silábicas relacionadas à palavra que havia sido estudada. 

Com este quadro, batizado como “ficha da descoberta”, os alfabetizandos eram desafiados a formar novas palavras, descobrindo o processo pelo qual escrevemos. O grande cuidado, que se precisou ter durante todo este trabalho, era o de fugir do perigo de transformar a alfabetização num trabalho de mera memorização, como muitas vezes acontece nas escolas. A alfabetização como educação de adultos Desde o momento inicial da presença de Paulo Freire na alfabetização, ele considerou este momento como o inicial de um processo educativo maior que passava pela educação básica dos adultos até terminar com a formação de um público participante, crítico e a criação de uma cultura popular onde o povo fosse criador e não apenas consumidor. Este entendimento tinha o sentido do que mais tarde se chamou de “educação permanente” e hoje damos o nome de “ educação para toda a vida.” 

As marcas da alfabetização pensada por Paulo Freire Vamos apontar aqui, as principais idéias que identificam a alfabetização na visão de Paulo Freire: 

1. A alfabetização como ato de conhecimento Para pensar sobre esta afirmação vale a pena começar ouvindo (no nosso caso lendo) o próprio Paulo Freire: “A alfabetização é um ato de conhecimento. Não é um ato de transferência de conhecimento. O meu papel, como alfabetizador, não é o de transmitir sem trégua o ba-be-bi-bo-bu. Não, absolutamente não! É o de propor o desafio.” Com essa afirmação, Paulo Freire assume a sua diferença em relação ao que ele chamou de educação bancária, processo em que o educando é visto como um ser vazio de conhecimentos na expectativa de ser preenchido pelo educador. 

Apontemos, então, algumas das marcas da visão de conhecimento presente na proposta freireana de alfabetização: 

• Todas as pessoas têm conhecimentos. Não há ninguém que saiba tudo; não há ninguém que não saiba nada. Quando os alfabetizandos procuram o curso de alfabetização, eles não se encontram vazios de conhecimentos. Certamente, “a escola da vida” lhes ensinou a trabalhar, a conviver com diferentes pessoas, a educar seus filhos, a administrar o curto salário de cada mês, etc. Assim, não podem ser considerados como pessoas que nada ou pouco sabem. Seus conhecimentos nascidos da experiência vivida são tão válidos quanto os produzidos nas universidades. 

• O conhecimento é pessoal e intransferível. Isto quer dizer, que ninguém aprende no lugar do outro. Mas, também, ninguém aprende sozinho. Nenhum alfabetizador pode conhecer pelos seus alfabetizandos. Entretanto, sem a presença do alfabetizador, a aprendizagem da leitura e da escrita não acontece. Para saber ler e escrever são necessários que os alfabetizandos se esforcem para compreender a forma pela qual transformamos letras em palavras e textos, cheios de significados que nos informam, ensinam e divertem. Desconsiderando o que fazemos por uma determinação genética, como por exemplo: ficar de pé, segurar objetos usando o dedo polegar, tudo o mais que realizamos foi aprendido no nosso convívio com os outros. Na alfabetização não é diferente. Muitas pessoas nos ajudaram a aprender como se lê e como se escreve. Não chegaríamos a estes conhecimentos sem nunca ter ouvido alguém ler, sem ter presenciado alguém que escrevia, sem ter tido nas mãos algum livro, revista ou mesmo pedaço de jornal, sem contar com alguém disposto a nos ensinar esclarecendo nossas dúvidas. Todas essas situações que acabamos de citar, envolvem o contato com outras pessoas e carregam informações úteis e necessárias para poder aprender a ler e escrever. O simples contato com um livro, revista ou jornal só foi possível com um trabalho que envolveu várias pessoas, até chegar em nossas mãos. Pensando assim, fica fácil compreender que toda alfabetização depende da ação de várias outras pessoas além dos alfabetizandos e do alfabetizador. 

 • É fazendo e pensando sobre o que se fez que aprendemos. É a ação humana sobre o mundo que abre o caminho para o conhecimento. Entretanto, o simples fazer não cria o conhecimento. É preciso que o pensar, a reflexão faça parte deste processo. Paulo Freire sempre ressaltou que os alfabetizadores deveriam enfatizar o pensar dos seus alfabetizandos. Propunha o uso de atividades onde o pensar estivesse sempre presente, impedindo as repetições mecânicas na busca da memorização. Na sua compreensão, o trabalho dos alfabetizandos nunca seria o de favorecer a decoração de palavras e sílabas. Coerente com sua visão de conhecimento, Paulo Freire enfatizou que textos, palavras ou sílabas deveriam ser usados como provocadores da capacidade de pensar dos alfabetizandos. 

2. O diálogo como um instrumento para se chegar ao conhecimento. Para Freire a educação que desenvolve a consciência crítica se constitui como um espaço de diálogo e participação. Ele acreditava que através do diálogo era que os seres humanos se tornavam humanos. Na alfabetização a força do grupo é de grande importância para a aprendizagem de todos. A troca entre os alfabetizandos nos momentos em que realizam tentativas de leitura ou de escrita em duplas, trios ou mesmo grupos maiores são momentos privilegiados para aprender e também ensinar. Quando alfabetizadores, como você que nos lê, transformam o grupo de alfabetização num espaço especial de trocas de saberes, fazem crescer a capacidade de auto-estima dos alfabetizandos e cria um ambiente propício para a conquista de novos conhecimentos. 

No grupo de alfabetização, o diálogo se faz presente na relação do alfabetizador com os alfabetizandos, dos alfabetizandos entre si e de todos em torno dos temas geradoras. Mas, para Paulo Freire o diálogo que promove o conhecimento é exigente. Exige uma relação horizontal entre os que dele participam: ninguém é mais que o outro em relação ao que sabem. Os saberes são diferentes, mas ninguém sabe tudo. O diálogo exige uma participação verdadeira e um esforço de todos, no sentido de apreender o que está sendo estudado. Nesse trabalho, os alfabetizandos são estimulados a aprofundar a sua observação destacando semelhanças e diferenças e chegando a conclusões, mesmo que provisórias. 

3. A alfabetização como ato político “A educação é um ato político, independentemente do educador saber disso ou não.” (Paulo Freire, Encontro com educadores) Paulo acreditava que é da natureza da educação ser política. Desta forma, viu a alfabetização como uma tarefa político-pedagógica. Dizia que a educação sempre contribui para manter a realidade tal como ela está. Quando não trabalha a favor da manutenção, a educação contribui para a mudança dessa realidade. Ela não tem como fugir dessas duas possibilidades. Quando apregoa a neutralidade, acaba ficando do lado da manutenção do sistema, empurrada pela própria força do dominador. No primeiro caso, da situação de neutralidade, Paulo Freire chamou de educação domesticadora. 

É a educação que convém aos que estão satisfeitos com a situação atual. E o segundo caso, recebeu o nome de educação libertadora. É a educação que favorece os que não estão se dando bem na situação em que se encontram. Mas, seja ela transformadora ou domesticadora, não podemos esquecer que a educação sempre será política. Para Freire, toda educadora ou educador precisam se situar a favor de quem trabalha. A alfabetização de jovens e adultos está intimamente ligada ao grupo dos mais pobres, dos desfavorecidos. Para ser coerente e solidária com seu público, a alfabetização, como toda a educação de jovens e adultos teria de se constituir como espaço de uma educação transformadora. Não podemos esquecer que a proposta pedagógica de Freire é uma crítica radical à situação sócioeconômica e cultural que impede a democracia. É também, uma opção pela transformação desta realidade e a construção dos grupos populares em sujeitos de mudança, a partir da tomada de consciência da realidade e de seu potencial transformador. Não há como aplicar a metodologia de Paulo Freire sem compartilhar desse horizonte político. O uso de palavras geradoras, a codificação/decodificação, o diálogo como estratégia didática, não são, por si mesmos, o centro desta proposta. 

A coerência da metodologia de Paulo Freire A proposta alfabetizadora de Paulo Freire deve ser vista e assumida como um todo, uma vez que não é possível separar os fundamentos teóricos e a sua realização prática, como muitas vezes se pretendeu fazer. Assim, por exemplo, a apreensão da cultura escrita acontece a partir de uma forte relação com o contexto social e cultural dos alfabetizandos. Por esse motivo, não se torna possível o uso de cartilhas. Os temas, textos e as palavras usadas devem ser significativos para os diferentes grupos de alfabetizandos. A idéia do “círculo de cultura” contribui para tornar real a idéia da aprendizagem coletiva e a construção coletiva do conhecimento. Não se trabalha com pessoas isoladas: o grupo assume a responsabilidade de sua aprendizagem. Todos aprendem com todos. 

O papel do educador é de grande importância. Além do domínio da metodologia de todo o processo da alfabetização, deve possuir conhecimentos sobre a realidade local/nacional e uma prática suficiente de trabalho em grupos. Deve ser alguém atento para provocar a palavra dos alfabetizandos e a dizer a sua palavra, quando isto se tornar necessário. Não podemos esquecer que esta proposta pedagógica é uma forte crítica à situação sócio-econômica e cultural que impede a ação da verdadeira democracia e a opção pela transformação dessa situação de exclusão. Longe desse horizonte político, não se pode dizer que se aplica a metodologia freireana. Hoje, os alfabetizadores que se sentem influenciados pelas idéias de Paulo Freire são muitos. 

Essa presença nas atuais práticas alfabetizadoras, no entanto, não significa um “engessamento” nos procedimentos utilizados nos anos 60. A marca do pensamento de Paulo Freire aparece quando esses alfabetizadores tomam como ponto de partida a realidade vivida pelo educando, quando usam a discussão como instrumento pedagógico, quando consideram o alfabetizando como alguém que tem um saber, quando enfatizam o pensar e o criar como elementos do processo de conhecer.  

Método Paulo Freire consiste numa proposta para a alfabetização de adultos desenvolvida pelo educador, o método nasceu em 1962 quando Freire era diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife onde formou um grupo para testar o método na cidade de Angicos, RN onde alfabetizou 300 cortadores de cana em apenas 45 dias, Freire criticava o sistema tradicional, o qual utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensinar da leitura e da escrita. As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçosa, que comumente se denomina como linguagem de cartilha, por exemplo “Eva viu a uva”, “o boi baba”, “a ave voa”, dentre outros.

método propõe a identificação das palavras-chave do vocabulário dos alunos - as chamadas palavras geradoras. Elas devem sugerirsituações de vida comuns e significativas para os integrantes da comunidade em que se atua, como por exemplo, "tijolo" para os operários da construção civil.  Diante dos alunos, o professor mostrará lado a lado a palavra e a representação visual do objeto que ela designa. Os mecanismos de linguagem serão estudados depois do desdobramento em sílabas das palavras geradoras. O conjunto das palavras geradoras deve conter as diferentes possibilidades silábicas e permitir o estudo de todas as situações que possam ocorrer durante a leitura e a escrita.

valorização da cultura do aluno é a chave para o processo deconscientização preconizado por Paulo Freire, ele propôs o que chamou de Temas Geradores, onde o educador e educando em sala de aula aprendem juntos, a diversidade pode contribuir para o dinamismo da aula, para o despertar do interesse, da atenção e do envolvimento,garantindo a todos a possibilidade de se expressar sobre aspectos da realidade, mantendo uma ligação com o universo conhecido deles, impulsionando-os para novas descobertas, pois aprendemos melhor aquilo que temos interesse em conhecer. Os Temas Geradores ajuda a organizar o trabalho de sala de aula porque possibilita uma aprendizagem significativa.

A proposta de Freire parte do estudo da realidade que é a fala do educando, e aorganização do dado que é a fala do educador, surgindo os Temas Geradoresda problematização da prática de vida dos educandos e os conteúdos de ensino que são resultados de uma metodologia dialógica.

Etapas do método

  1. Etapa de Investigação: busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
  2. Etapa de Tematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras.
  3. Etapa de Problematização: etapa em que o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma postura conscientizada.
As fases de aplicação do método

Freire propõe a aplicação de seu método nas cinco fases seguintes:
  • 1ª fase: Levantamento do universo vocabular do grupo. Nessa fase ocorrem as interações de aproximação e conhecimento mútuo, bem como a anotação das palavras da linguagem dos membros do grupo, respeitando seu linguajar típico.
  • 2ª fase: Escolha das palavras selecionadas, seguindo os critérios deriqueza fonéticadificuldades fonéticas - numa seqüência gradativa das mais simples para as mais complexas, do comprometimento pragmático da palavra na realidade social, cultural, política do grupo e/ou sua comunidade.
  • 3ª fase: Criação de situações existenciais características do grupo. Trata-se de situações inseridas na realidade local, que devem ser discutidas com o intuito de abrir perspectivas para a análise crítica consciente de problemas locais, regionais e nacionais.
  • 4ª fase: Criação das fichas-roteiro que funcionam como roteiro para os debates, as quais deverão servir como subsídios, sem no entanto seguir uma prescrição rígida.
  • 5ª fase: Criação de fichas de palavras para a decomposição das famílias fonéticas correspondentes às palavras geradoras.

O trabalho com o tema gerador na EJA fase I, possibilita a interdisciplinaridade integrando as disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, e Estudo da Sociedade e Natureza, desenvolvendo temas que estejam relacionados com o dia-a-dia dos educandos, partindo de sua realidade e valorizando a sua vivência, através de músicas, poemas, textos informativos e reflexivos, além de facilitar a assimilação dos conteúdos, favorece a integração do grupo.

COLOCANDO EM PRÁTICA
Trabalhando com tema gerador em sala multisseriada- 1ª a 4ª etapa: 
Exemplos: 
Sugestão de Atividades: Tema Gerador FAMÍLIA (minha realidade)
Marcadores: oficina de capacitação EJA 2012
Sugestão de Atividades: Palavra Geradora VIDA ( Valéria Souto)

Disponível em: http://www.itd.org.br/img/capacitacao/3a_capacitacao_itd_2011:_bases_epistemologicas_freireanas_para_a_alfabetizacao_de_jovens_e_adultos_19/CAPACITACAO_19_2013-04-11_17-16-16.pdf; http://ensinareaprender-crisreis.blogspot.com.br/2012/11/metodo-paulo-freire.html. Acesso em: 21/08/2015.
Imagem disponível em: http://ensinareaprender-crisreis.blogspot.com.br/2012/11/metodo-paulo-freire.html. Acesso em: 21/08/2015.

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