terça-feira, 17 de março de 2015

RELATO DE UMA MENINA/ALUNA:




Se eu pudesse ser uma professora, eu iria gostar muito mesmo. Eu seria muito boa para os meus alunos eu ia ensinar tudo que eu tivesse aprendido e não deixava eles ficarem fazendo barulho dentro da sala de aula. Quando dá na hora do recreio, eles corriam para a fila desserem com a boca fechada com as mãos pra traz. Eu também educaria eles ficarem quietinhos e não responder a professora, fazerem os exercícios dentro da sala e eu daria dever todos os dias, no outro eu ia corrigir os deveres e se o menino não fazer o dever, eu mandaria a diretoria para fazer o dever com ela.


Comentário: Essa menina/aluna nos traz vários elementos que vêm configurando a instituição escolar moderna e disciplinar, tais como: o ficar quieto, o fazer as atividades/exercícios (mantendo-se produtivo), o entregar o dever de casa (cumprindo o que foi solicitado) e receber punição quando descumprir a essas exigências. O desejo dessa menina/aluna é, pois, o de ser exatamente como é a sua professora. Ela não pensou em fazer diferente, em ser uma outra professora que não essa que ela conhecia.

Disponível em: SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2012, p. 68.

Imagem disponível em: http://tudosobremae.com.br/100-nomes-de-bebe-menina/. Acesso em: 17/03/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário