terça-feira, 24 de março de 2015

DEPOIMENTO DE PROFESSORA ALFABETIZADORA


Início este depoimento com uma frase da psicolinguística e estudiosa argentina Emiliia Ferreiro que diz:

“Para aprender a ler e a escrever é preciso apropriar-se desse conhecimento, através da reconstrução do modo como ele é produzido. Isto é, é preciso reinventar a escrita. Os caminhos dessa reconstrução são os mesmos para todas as crianças, de qualquer classe social”

No início alguns educadores demonstraram uma grande inquietação diante do desafio de conduzir a sua rotina de sala de aula no formato proposto, principalmente porque uma parte não havia feito o PACTO no ano passado. Muitos questionamentos ainda são feitos a nossa formadora que de forma paciente está mostrando a importância do grupo adequar a sua prática a rotina do PNAIC, para que compreendam melhor o trabalho de organização do planejamento a partir dos eixos de Língua Portuguesa, uma rotina para ser aplicada por todos. A partir da citação acima digo que não só as crianças têm a oportunidade de reconstruir o seu processo de alfabetização, mas também nós professores, enquanto mediadores desse processo.

As contribuições são muitas, pois estamos sendo desafiados a reformular nossa rotina, nosso planejamento e repensar as práticas aplicadas, bem como estratégias que permitam garantir ao aluno o aprendizado tão desejado referente ao mundo letrado e adequar as atividades em especial aos alunos que estão em diferentes níveis de aprendizagem.

Não poderia deixar de registrar também a importância dos relatos e das trocas de experiência, a construção coletiva dos planejamentos e as temáticas discutidas durante os encontros. Destacando o 5º encontro de grande relevância, pois apesar de parecer simples quando se fala em Gêneros textuais, gerou grande discussão, mas Magaly conseguiu de forma clara, com vídeos e exemplos acredito tirar as dúvidas do grupo. Assim através das vivências podemos socializar resultados, discutir e reelaborar a nossa prática, tornando enriquecedor cada encontro.

Em relação ao material oferecido como suporte para o professor é muito bom principalmente os livros de literatura. A partir do momento que a criança descobre a leitura ela apresenta melhoria de rendimento nas outras áreas de conhecimento o que nos responsabiliza ainda mais quanto à qualidade que devemos atribuir ao processo de alfabetização. Espero que através da construção, reconstrução de práticas, estratégias e intervenções possamos alcançar o sucesso, pois alfabetizar é uma tarefa difícil.


Professora Alfabetizadora Santa Costa - 2º ANO

Disponível em: http://webfoliosalvadorba.blogspot.com.br/p/blog-page_2479.html. Acesso em: 24/03/2015.
Imagem disponível em: http://letrasliteris.blogspot.com.br/2012_06_01_archive.html. Acesso em: 24/03/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário