RESENHA
136 páginas
Oescritor e jornalista Ítalo Calvino, um dos autores italianos mais importantes do século 20, costumava dizer que clássico é um livro que nunca se esgota. Não por acaso, essa definição se aplica integralmente a Alfabetização em Processo, uma obra que permite aprofundamentos, leituras, releituras e aprendizagens aparentemente intermináveis.
Lançado há 25 anos, o título é de autoria da psicolinguista argentina Emilia Ferreiro - a estudiosa que maior influência exerceu sobre os educadores brasileiros nas últimas três décadas. São cinco artigos. Os quatro primeiros tratam do caminho percorrido pelas crianças no processo de aquisição da representação escrita da linguagem. O último, por sua vez, investiga a aquisição da representação por escrito de quantidades e operações. A inclusão desse tema, segundo Emilia, deve-se ao fato de a alfabetização supor a construção simultânea desse conhecimento, ao lado da leitura e da escrita, e por fazer parte da proposta de superação do fracasso escolar.
A cada capítulo, a autora presenteia seus leitores com a explicitação do que antes não era observável - ou seja, oferece uma lente que permite acompanhar a busca inteligente da criança por respostas para a apropriação de um objeto social. Nota-se claramente a base teórica piagetiana em todos os textos. E cada um aborda de maneira diferente a pergunta fundamental que guia as investigações epistemológicas e psicológicas: como se passa de um estado de menor a outro de maior conhecimento?
Mais um aspecto relevante desta obra é o entendimento da escrita como um sistema de representação, e não como código de transcrição. Esse conceito faz muita diferença, pois altera a concepção do que pode ser considerado processo envolvido na alfabetização. Por essa ótica, desloca-se o foco das questões ligadas à discriminação visual e auditiva e às coordenações sensoriais ou motoras para os problemas cognitivos enfrentados pelo sujeito (como a relação entre o todo e as partes que constituem um escrito, a coordenação dos aspectos quantitativos e qualitativos da escrita e a distinção entre o que está escrito e o que se pode ler). Tudo isso faz de Alfabetização em Processo uma leitura imprescindível.
Autora da resenha: Sandra Medrano, é pedagoga, mestre em Educação e coordenadora pedagógica da Comunidade Educativa Cedac, em São Paulo.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/biblioteca-virtual/alfabetizacao-processo-636644.shtml. Acesso em: 09/03/2015.
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