quarta-feira, 18 de março de 2015

ALFABETIZAÇÃO NO MUNDO DIGITAL


 


A alfabetização por meio da tecnologia digital é um tema bastante atual e polêmico, mas necessário já que pesquisas apontam que as tecnologias digitais fazem parte desde cedo da vida das crianças. A criança precisa pensar sobre a escrita tendo contato com ela por meio de diferentes artefatos (o caderno, o livro, a televisão, as redes sociais, os jogos). As tecnologias digitais utilizam-se das variadas formas de linguagem (que envolvem som, cor, volume), despertando grande interesse e curiosidade nas crianças. No caso da escola, esse interesse e essa curiosidade vão depender de como o/a professor/a irá utilizar os artefatos disponíveis. Sendo nos moldes tradicionais ou com o apoio das tecnologias digitais, devem ser oferecidas atividades desafiadoras para as crianças. Assim, é preciso ensinar aos/às alunos/as que há várias formas de conhecer o mundo e que as tecnologias digitais é apenas uma delas.

Disponível em: http://veracruz.edu.br/cevec_informa/06_2009/doc/monografia_jaqueline_mercurio.pdf. Acesso em: 18/03/2015.

Imagens disponíveis em: http://katyejeny.blogspot.com.br/2014/11/alfabetizacao-na-era-digital.html; http://www.escribo.com.br/aprender-a-escrever-a-mao-ainda-e-essencial-para-o-desenvolvimento-diz-pesquisa/. Acesso em: 18/03/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário