quarta-feira, 11 de março de 2015


COMO SEGURAR UM LÁPIS?


Se nunca lhe ensinaram como segurar um lápis corretamente, é possível que você os segure de forma tão errada que o faz escrever ou desenhar de uma forma mais difícil do que deveria ser. Ou, talvez você queira ensinar a seu filho a maneira correta de segurar um lápis. Segurar o lápis da forma correta permite que desenhar e escrever se tornem tarefas mais fáceis, precisas e prazeirosas.

MÉTODO 1) Comece com um lápis curto. Este é um truque vindo da terapia ocupacional que te impede de usar mais dedos do que são necessários para segurar um lápis. É recomendado, ao ensinar uma criança, sempre usar um lápis curto.


Hold a Pencil Step 2 preview.jpg

Segure precisamente utilizando o método “pince e vire”. [1] Esse método funciona para lápis longos, se você estiver decidido a começar com esse tipo.
  • Pince a ponta do lápis (com seu indicador e dedão).
  • Vire o lápis até que a parte de cima do lápis encoste na mão, naquela parte de pele entre o indicador e o dedão, e use a mão como seu apoio. Em seguida, tente o método tripé.
MÉTODO 2) Use seus dedos polegar, indicador e médio para esse método, apenas esses.Comprima os dedos com o lápis no meio, mas não faça tanta força.
Hold a Pencil Step 4 preview.jpg

Posicione seu dedão de lado, perpendicular ao papel. A lateral de seu dedão deve ser a parte de sua mão mais próxima do seu corpo.

Coloque o indicador na ponta do lápis. A ponta deste dedo deve ficar em cima do lápis. O indicador, juntamente com o polegar, é que irão segurar o lápis no lugar.
  • Evite colocar muita pressão sobre o lápis com o indicador. Isso é um erro comum que resulta no desconforto ao escrever ou mesmo uma escrita muito forte, inclusive pode ocasionar dores.
Apoie o lápis no dedo médio. O lápis deve usar a ponta do dedo médio como apoio.

MÉTODO 3) Dobre ligeiramente seus cinco dedos. Evite um punho firme. Deixe uma folga capaz de deixar que uma bola de gude entre nesse espaço de concha formado pelos seus dedos. Se não passar uma bola de gude, sua empunhadura está muito apertada.

Hold a Pencil Step 6 preview.jpg

  • Existem duas formas. Uma delas indica que é preciso dobrar para trás os outros dois dedos em direção à palma da mão enquanto o tripé faz o trabalho. Para treinar as crianças, pode ser útil dar a elas uma bola para segurarem com esses dois dedos enquanto os outros seguram o lápis.
  • Outra forma é fazer com que esses dois dedos sirvam de suporte para o tripé - só não se esqueça de dobrá-los. Tente as duas formas e veja qual lhe é mais confortável. A empunhadura terá efeito diferente se você segurar o lápis na vertical ou inclinado (veja a próxima).
  • Tente escrever numa superfície horizontal, como sua mesa. Escreva, mantendo lápis na vertical ou inclinado em relação à mesa. E veja qual forma é a melhor para suas necessidades.
Mantenha a parte inferior de seu polegar e seu antebraço alinhados. Se sentir que seu cotovelo está tentando se distanciar de seu corpo, pratique numa superfície vertical, como numa lousa ou num flipchart. Escrever na vertical forçará seu cotovelo, braço e mão manterem o alinhamento correto.

MÉTODO 4:
Nem todas as empunhaduras são eficazes e algumas podem inclusive causar dor. Veja alguns sinais que mostram que a empunhadura está errada e que precisam ser mudadas rapidamente:
Hold a Pencil Step 7 preview.jpg
  • O dedo indicador agarra o polegar ao invés de segurar o lápis por cima.
  • Os dedos indicador e médio se enrolam no dedo polegar.
  • O dedão está de um lado, enquanto o indicador e o médio estão de outro, não formando o tripé.
  • O indicador, o médio e o anular estão segurando o lápis de um lado enquanto o polegar segura do outro.
  • O polegar está segurando o indicador.
  • A mão inteira está envolvendo o lápis, como se fosse um punho cerrado, com o polegar do lado oposto segurando todo o conjunto.
Disponível em: http://pt.wikihow.com/Segurar-um-L%C3%A1pis. Acesso em: 11/03/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário