quinta-feira, 5 de março de 2015

ALFABETISMO VISUAL


A imagem encontra-se presente na vida dos seres humanos desde a pré-história. “A experiência visual humana é fundamental no aprendizado para que possamos compreender o meio ambiente e reagir a ele; a informação visual é o mais antigo registro da história humana. [...]”. (DONDIS, 1997, p. 7). O homem sempre buscou a expressão por meio de imagens. Podemos citar como exemplo, a escrita pictográfica: primeira forma de escrita; representação de seres e ideias através do desenho. A presença constante das imagens na sua vida ressalta a importância da alfabetização visual desde o início da vida escolar do aluno para que o mesmo possa desenvolver a capacidade de interpretar e ler as imagens presentes no seu contexto.
[...] Além de oferecer um corpo de informações e experiências compartilhadas, o alfabetismo visual traz em si a promessa de uma compreensão culta dessas informações e experiências. Quando nos damos conta dos inúmeros conceitos necessários para a conquista do alfabetismo visual, a complexidade da tarefa se torna muito evidente. [...]. (DONDIS, 1997, p.227);
Para tal, entendemos como intermediário desse processo, o professor de artes e o ensino de artes nas escolas, sua atuação pode estimular e desempenhar a função de mediador na alfabetização de seus alunos, “[...], é necessário começar a educar o olhar da criança desde a educação infantil, possibilitando atividades de leitura [...]”. (PILLAR in BARBOSA, 2002, p. 81) dessa forma compreendemos que os mesmos poderão vir a desenvolver um aprendizado sobre os elementos visuais e a partir desse aprendizado, realizar a interpretação crítica de imagens. De acordo com Dondis:
[...] Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Por poucos que sejam, são a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações seletivas. [...]. (DONDIS, 1997, p. 51).
A apreensão desses elementos visuais ressalta a importância da utilização de imagens oferecidas nas escolas, nas aulas de artes que nem sempre foi reconhecida, “[...] Após décadas de ausência na escola, a imagem retorna para ocupar o lugar central nas aulas de artes. [...]” (ROSSI, 2003, p. 12). Na contemporaneidade, a utilização de imagens nas aulas de artes aumentou significativamente, mudando também a postura e interesse do professor em relação à alfabetização visual dos alunos, realizamos essa observação após várias leituras ligadas a esta temática.
Acreditamos que os fatores que movem esse interesse sejam reflexos da necessidade de educar o olhar do sujeito para a interpretação das imagens e das mensagens visuais, incutidas em cada uma delas. A leitura de imagens exige um leitor capaz de perceber sua estrutura composicional, essa percepção depende diretamente do conhecimento do mesmo sobre os elementos que compõem uma imagem.
O modo visual constitui todo um corpo de dados que, como a linguagem, podem ser usados para compor e compreender mensagens em diversos níveis de utilidade, desde puramente funcional até os mais elevados domínios da expressão artística.[...]. (DONDIS, 1997, p. 4).
Entender e decifrar esses dados é o que possibilita essa compreensão citada pelo autor, para reforçar essa importante observação contamos com a informação de Arnheim (1986), sobre esse processo, no qual complementa que, quando o espectador está diante de uma imagem, para que absorva suas informações, se faz necessária uma interação, espectador versus imagem, no qual ele fará perguntas sobre a imagem.
Sua contemplação não é passiva, mesmo com conhecimento inato e experiências visuais armazenadas, é importante a alfabetização visual para a associação e relacionamento das informações contidas numa imagem, seus elementos composicionais, com os objetos presentes no contexto da sociedade no qual ela está inserida. “Poderíamos dizer, então, que a leitura de uma imagem seria a leitura de um texto, de uma trama, de algo tecido com formas, cores, texturas, volumes.” (PILLAR (Org.) 2006, p. 12). A mesma autora destaca que o olhar do sujeito carrega informações de outras experiências visuais, assim, mais uma vez entendemos que a alfabetização visual contribui para a construção de novas interpretações.
A interpretação de uma imagem só será possível quando o observador for capaz de estabelecer relações entre os elementos presentes na imagem e seu conhecimento desses elementos, dessa forma poderá desempenhar a capacidade de atribuir significados às imagens que observar. Na atualidade vivemos num mundo rodeado de imagens, “Então, a cultura vivida pelo aluno de hoje se caracteriza pela saturação de imagens, e a maioria das informações que ele recebe chega através delas. [...]” (ROSSI, 2003, p. 9), nesse contexto podemos destacar a propagação da imagem pelos diversos meios de comunicações digitais e impressos, como: a televisão; as campanhas publicitárias; os jornais; as revistas; a internet; entre outros.
Tudo isso faz o alfabetismo visual uma preocupação prática do educador. Maior inteligência visual significa compreensão mais fácil de todos os significados assumidos pelas formas visuais. As decisões visuais dominam grande parte das coisas que examinamos e identificamos, inclusive na leitura. A importância desse fato tão simples vem sendo negligenciada por tempo longo demais. A inteligência visual aumenta o efeito da inteligência humana, amplia o espírito criativo. Não se trata apenas de uma necessidade, mas, felizmente de uma promessa de enriquecimento humano para o futuro. (DONDIS, 1997, p.231).
O alfabetismo visual além de despertar/aprimorar a inteligência visual e a experiência visual já existente, ainda oferece meios para que o indivíduo desenvolva habilidades que poderão vir a ser úteis para o seu convívio com os meios e informações visuais presentes e ou integrantes na sociedade da qual está inserido. Por esta razão e por fatores apontados pelos teóricos consultados, compreendemos a importância da alfabetização do sujeito para seu aprimoramento pessoal e profissional. A alfabetização visual tornará possível, e completo, o processo de leitura e interpretação da transmissão de mensagens por meio de imagens.
A guisa de conclusão conseguimos por meio do estudo realizado sobre alfabetização visual, levantar dados que revelam a importância da alfabetização visual para a interpretação das mensagens visuais, pois entendemos que a imagem e a interpretação da mesma é o que torna possível o entendimento de suas relações com as coisas do mundo, essas relações só serão possíveis mediante a alfabetização visual. O julgamento de uma imagem só é válido a partir dessas relações e do reconhecimento dos elementos visuais (alfabetização visual). Esperamos a partir das informações fornecidas neste artigo, contribuir com informações pertinentes para profissionais da área de artes e afins.
Saber interpretar e organizar as informações visuais presentes numa imagem é importantes para a apreensão/compreensão das mensagens visuais presentes na sociedade contemporânea. Compreendemos que se faz necessária a educação/alfabetização visual do sujeito, desde a infância. O professor de artes munido do conhecimento sobre a importância desse tipo de alfabetização pode estimular o aprendizado de seus alunos, visando à preparação dos mesmos para a interpretação de um mundo cheio de mensagens visuais que nem sempre é compreendida no seu contexto. Combater o analfabetismo visual no mundo contemporâneo é necessário para a inclusão do homem no “mundo” visual.
Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAf6UAG/a-alfabetizacao-visual-educando-olhares. Acesso em: 05/03/2015.
Imagem disponível em: https://pt-br.facebook.com/alfabetizacaovisual. Acesso em: 05/03/2015.

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