O QUE DIVULGA A CARTILHA
CAMINHO SUAVE?
Quem foi alfabetizado há mais tempo, é bem possível que se lembre das cartilhas que circulavam nas salas de aula, trazendo à tona lembranças do seu período de alfabetização. Período em que as cartilhas ou os pré-livros eram os primeiros, senão os únicos materiais impressos a que tiveram acesso no processo inicial de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita (SHEFFER; ARAÚJO; ARAÚJO, 2007).
A cartilha começa com alguns "exercícios de prontidão", que envolvem tanto atividades de coordenação motora quanto atividades que antecederiam a alfabetização propriamente dita. Nessas primeiras folhas da cartilha, aparecem atividades como:
Aos poucos, vai se iniciando a apresentação das vogais, porém nesse início com a intenção de apenas "treinar os traçados" dessas letras, como mostra a imagem a seguir:
Em seguida, passam a ser apresentadas as vogais de forma mais sistemática, mas ainda com ênfase no traçado das letras:
Em meio à apresentação das "famílias silábicas" referentes ao agrupamento de cada consoante com cada vogal, há a introdução de um grupo de sílabas mais complexo, a do CHA, CHE, CHI, CHO, CHU:
Em seguida, é também apresentado outro grupo de "sílabas complexas", o BLA, FLA, CLA, PLA, GLA, TLA:
Aparece também um quadro com várias palavras "descontextualizadas" e com letras ou sílabas na coluna ao lado, sem que haja correspondência entre essas palavras e as letras ou sílabas ao lado:
Mais à frente, aparece um texto, denominado "Dois irmãos", com o objetivo de trabalhar o m e o n, bem como o b e o p, sem considerar a grande proximidade dessas letras e a dificuldade geralmente apresentada pelas crianças para compreender suas diferenças neste momento da alfabetização:
Depois, aparece uma atividade já de interpretação de texto. Será que os/as alunos/as já são capazes de lê-lo?
Depois, aparecem atividades como "Ditado" e "Ordenação de orações". Não seria muito complexo para os/as alunos/as?
São também apresentadas palavras e, embaixo, sua sílaba inicial e sua "família silábica":
Retoma a escrita das "sílabas iniciais" de algumas figuras, com ênfase na reprodução/cópia dessas sílabas e, em seguida, também de palavras:
Outras atividades de "interpretação de texto" são apresentadas. Será que as crianças já conseguem ler aqui?
Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B0cwcyrlb9bUV1ZHZUNhZlk2QVE/view; http://pt.slideshare.net/SandraSantos20/cartilha-caminho-suave1. Acesso em: 25/09/2015.
Imagem inicial: http://lista.mercadolivre.com.br/livros/cartilha-caminho-suave. Acesso em: 25/09/2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário