terça-feira, 1 de setembro de 2015

COMO AJUDAR OS/AS FILHOS/AS 
NO DEVER DE CASA? 


Os pais devem ajudar a fazer a lição de casa?

"Os pais devem participar da vida escolar, sem dúvida. É importante conversar sobre o que os estudantes aprenderam na escola, fazer uma leitura conjunta do jornal, demonstrar curiosidade em relação à rotina de estudos. Eles podem, inclusive, ajudar a tirar dúvidas se tiverem prazer nisso, mas não devem fazer os exercícios pelo filho", diz Cleuza Vilas Boas Bourgogne, da Escola Móbile. Ou seja, os pais podem ajudar, sim. Mas é importante que não atravessem a criança. A lição de casa é, sobretudo, um exercício que o aluno deve fazer sozinho, justamente para que os professores descubram quais são as suas dificuldades.

Como os pais podem ajudar sem prejudicar a aprendizagem do/a filho/a?

O segredo é ajudar sem oferecer respostas prontas. Um exemplo: quando a criança não sabe a grafia de uma palavra, os pais podem orientá-la a buscar a palavra no dicionário, mas nunca dizer imediatamente o que ela significa. Outras atitudes que podem ajudar o filho sem comprometer o aprendizado são levá-lo até uma biblioteca ou orientar uma pesquisa na internet. O mais importante é mesmo acompanhar, saber se a lição está sendo feita ou se o filho está tendo problemas. Também é interessante incentivar o aprendizado. Se a criança está estudando os diferentes tipos de árvores, uma boa ideia é levá-la a um parque para observar a vegetação. "Os adultos não estão proibidos de compartilhar o conhecimento com as crianças, mas também não devem sentir-se obrigados a fazê-lo. O ideal é que os pais não façam pela criança aquilo que ela tem condições de realizar sozinha, mesmo que o produto não corresponda à expectativa dos adultos", orienta Eliane Palermo Romano, da Escola Comunitária de Campinas.

É preciso criar uma rotina para a lição de casa?

Sim, a rotina é importante para que a criança e o adolescente se organizem. Como a criança ainda não é capaz de estabelecer uma rotina sozinha - ela não tem autonomia para organizar o seu dia e os seus compromissos, lidar com horários, distribuir o tempo para brincar, fazer a lição, tomar banho, se alimentar - ela precisa da ajuda dos pais nesse processo. "Os pais podem organizar um horário com a criança e ter controle sobre o seu cumprimento", afirma Eliane Palermo Romano, da Escola Comunitária de Campinas. O adolescente, porém, já tem uma capacidade maior de organização, e pode estabelecer uma rotina sozinho - ainda assim é sempre importante o monitoramento dos pais e, em caso de dificuldade, a ajuda.

Como agir quando o/a filho/a não quer fazer a lição de casa?

O primeiro passo é identificar o problema. Não conseguir terminar toda a lição ou negar-se a fazê-la pode ser, por exemplo, um reflexo do excesso de atividades da criança ou do adolescente. Mas é importante também conversar com a escola para tentar descobrir se o aluno tem algum problema de aprendizado. "No entanto, independentemente do tipo de problema que o aluno está tendo, é muito importante que ele entenda o valor coletivo da lição. Se um estudante deixa de fazer os exercícios que a professora propõe para casa, a classe inteira pode ser prejudicada", diz Cleuza Vilas Boas Bourgogne, da Escola Móbile.

Como agir quando o/a filho/a tem dificuldades para fazer o dever de casa?

Assim como nos casos em que a criança ou adolescente não quer fazer a lição, o primeiro passo é tentar entender por que o filho tem dificuldade ou pede ajuda constantemente ao fazer os exercícios propostos para casa. Estabelecer uma parceria com a escola para identificar o problema é parte importante desse processo. Pedir muita ajuda na hora de fazer a lição pode ser uma tentativa de chamar a atenção dos pais, por exemplo. "Os motivos poderão ser diversos e, assim, merecer tratamento diverso. Mas é importante salientar que o aluno não deve ter a opção de não fazer a lição. Se tiver dificuldade, deve ser orientado a levar as dúvidas para a professora, para que, em classe, consiga resolvê-las", afirma Eliane Palermo Romano, da Escola Comunitária de Campinas.

O que o/a professor/a percebe com a lição de casa?

"A principal função da lição de casa é justamente complementar o trabalho do professor em sala de aula", explica Luciana Fevorini, do Colégio Equipe. Por meio da lição, o professor pode verificar quais são as principais dificuldades individuais e coletivas dos alunos. Quando um conteúdo não é bem aprendido, os conteúdos seguintes podem ficar prejudicados. Portanto, analisar a lição de casa dos alunos é uma forma de fazer uma "recuperação" diária, trabalhando os pontos em que os estudantes apresentam mais dificuldades. Além disso, no caso da lição preparatória, ele pode fazer um apanhado dos conhecimentos prévios da turma sobre determinado assunto, para decidir qual é a melhor forma de introduzir um novo tema.

O que os pais podem ver por meio da tarefa de casa?

Além de ajudar o trabalho do professor, a lição de casa é uma maneira de os pais saberem o que vem sendo ensinado na escola. Acompanhando as tarefas, é possível saber o que o filho está aprendendo, em que disciplinas ele tem mais dificuldades e se precisa ou não de aulas de reforço. Mas atenção: acompanhar não significa fazer a lição. Ajudar o filho eventualmente é saudável, mas é errado resolver as questões por ele. E é importante não se intimidar diante de conteúdos desconhecidos. Nesses casos, o melhor é ser sincero, explicar ao filho que não sabe ou não lembra da matéria e fazer uma pesquisa conjunta. "A hora de fazer a lição de casa também pode ser um momento de compartilhar dúvidas", diz Cleuza Vilas Boas Bourgogne, da Escola Móbile.

O VALOR DAS TAREFAS ESCOLARES:


A atitude positiva dos pais diante das tarefas escolares ajuda as crianças a cumprir suas obrigações de forma natural.
1. Aprendizagem. É importante que os pais reconheçam o valor dos deveres na aprendizagem e tenham paciência para ajudar seus filhos.
2. Responsabilidade. Os pais devem enfrentar de maneira positiva a necessidade de fazer os deveres com as crianças como uma obrigação e como um benefício para eles.
3. Hábitos e rotinas. Depois do colégio e da merenda, fixe uma hora para começar a fazer os deveres e demonstre firmeza. Seu filho deve saber que pode fazer consultas ou perguntar a você algo que não entenda.
4. Marque horários. Aproveitar melhor o tempo é fundamental para evitar que seu filho demore muito na execução das tarefas. Assim, os deveres não lhe parecerão enfadonhos.
5. Estímulos positivos. Mostre quão importante é cumprir os deveres, mas de uma forma positiva.

Como ajudar as crianças com seus deveres

Motivar as crianças dia a dia na aquisição de conhecimentos é uma tarefa imprescindível para que as tarefas escolares não se tornem em algo chato, que cause rejeição a elas.
1. Materiais. Seu filho deve dispor de materiais como papel, lápis, borracha e um dicionário para fazer seus deveres do colégio. Você dever estar atento para ver se necessita de vez em quando algo especial.
2. Leitura. Aproveite para ler quando seu filho estiver fazendo os deveres. Desse modo poderá prestar atenção quando ele necessitar de alguma coisa, e estará dando um bom exemplo a ele.
3. Ajuda. Quando seu filho lhe pedir orientação, oriente-o, mas não lhe dê a resposta. Se você der a ele tudo feito, ele aprenderá que quando tiver alguma dificuldade você solucionará todo o problema para ele.
4. Interesse. Demonstre interesse em colaborar nos seus deveres e dê importância na realização de suas tarefas.
5. Contato. O acompanhamento e as reuniões com os professores mantém o contato entre os pais, filhos e mestres. Assim poderá compartilhar as tarefas e dar melhor seguimento dos seus filhos nos estudos.
6. Organização. Estabeleça com seu filho quais são as tarefas fáceis e difíceis em função das suas preferências. Oriente-o para que faça primeiro as mais difíceis, deixando as mais fáceis para quando estiver mais cansado.
7. Descansos. Quando notar que seu filho está cansado, proponha um descanso de dez minutos. Assim poderá voltar com mais concentração aos deveres.
8. Prêmios. Premie seu filho pelo seu esforço, dedicação e pelo cumprimento dos seus deveres semanais. Uma sessão de cinema, um passeio, uma pizza ou uma excursão ao zoológico ou a um museu são algumas opções que vão encantá-lo.
9. Ânimo. Busque sempre o positivo e evite as críticas. Se a criança se sente frustrada e incapaz, sua dificuldade aumentará e perderá o interesse de superação. Os deveres vão se converter em um pesadelo.
10. Correção. Revise os deveres e se assegure de que o trabalho está completo e correto. É uma forma simples de demonstrar que você está interessado em saber como andam as coisas.

Qual é a importância do dever de casa na vida da criança?
– Estabelece uma rotina de estudo.
– Possibilita um momento de estudo individual favorecendo o pensamento reflexivo.
– Provoca a independência de estudar sem estar na sala de aula.
– Viabiliza o desenvolvimento de habilidade e técnicas pessoais de estudo.
– Propicia a organização pessoal e o ritmo e disciplina de estudo.
– Ajuda a fixar e aprofundar os conteúdos.
De todas as funções do dever de casa as duas que mais gosto e acho fundamental para a vida escolar da criança são: desenvolver a autonomia da criança para desenvolver suas atividades sozinha e fixar o conteúdo de sala de aula.

Dicas para deixar a lição de casa mais agradável:

  • Converse com a criança fazendo-a entender que a lição de casa é responsabilidade dela
  • Organize um local apropriado: escritório ou quarto, com escrivaninha, iluminação adequada e, se possível, um ambiente sem ruídos para que facilite a concentração
  • Não sente ao lado do filho, explicando caso haja dúvidas, ele poderá procurá-la (tirar dúvida não é dizer como a lição deve ser feita!)
  • Não permita que a criança demore para realizar algo que deveria ser concluído em pouco tempo. Nesse caso, é importante que as dúvidas apareçam para que a professora possa realizar as intervenções corretas
  • Não pontue quais são os erros. Eles fazem parte do processo de correção com a professora. Caso perceba que se trata de um erro por falta de atenção, atente-o para que reveja determinado item
  • É importante contribuir com matérias, entrevistas, histórias da família, entre outros, para as atividades que a escola solicitar.

ANTES:

1. Entenda seu filho 

Uma grande ajuda na hora da lição de casa é saber o que motiva e o que desanima seu filho. Por exemplo, será que ele gosta que você fique por perto ou prefere privacidade? Será que você precisa que você ajude-o a organizar por qual matéria começar ou ele quer decidir isso sozinho? 



2.Defina as regras em comum acordo 
Converse com seu filho e estabeleçam - juntos - como será a rotina para a lição. Onde será feita, em qual horário, etc. Deixe que ele explique suas preferências e seja flexível. Por exemplo: ele não quer perder o programa de TV favorito. Ajustem o horário de modo que ele tenha este direito garantido. Direito que ele perde se não terminar a tarefa a tempo (caso o combinado seja fazer antes) ou se não desligar a TV logo depois (para ir logo se dedicar à lição). 
Lembre-se: o ideal é não alterar a rotina, mas, se for o caso, explique o motivo da mudança. 



3. Organize o lugar 
Escolham - juntos - o local onde a lição será feita. Mas garanta que ele esteja arrumado e limpo na hora combinada. Se for a mesa da cozinha, por exemplo, nada de alimentos ou pratos na hora da lição, hein? 
Lembre-se: o bem-estar é superimportante. Verifique a temperatura do ambiente, a iluminação, a ventilação. Quanto mais confortável ele estiver, melhor! 



4. Acabe com a distração 
Desligue a televisão e o rádio e tente eliminar - ou diminuir -outros sons que atrapalhem a concentração. Ajude seu filho a se concentrar na tarefa! 



5. Fique de olho na disposição dele 
Na hora da lição, seu filho precisa estar bem disposto. Ou seja: não pode estar cansado, com fome, irritado, distraído... O melhor neste caso é resolver o problema primeiro. E isso vale para você também! Resolva essas questões antes de começar! 



6. Confira se todo o material necessário está disponível 
Parar a lição para procurar onde está o lápis de cor, a régua ou o dicionário só ajuda a tirar o foco da tarefa. Organize tudo antes de começar para não haver dispersão!

DURANTE:

7. Respeite o momento 

Todos em casa devem saber que a lição está sendo feita e contribuir, evitando interrupções, barulhos desnecessários ou ações que tirem a concentração e o foco de quem está estudando. 



8. Veja se seu filho sabe o que é para ser feito 
Pergunte se ele tem dúvidas sobre o que o professor pediu para fazer e coloque-se à disposição para ajudá-lo. 



9. Auxilie em caso de dúvidas 
Se seu filho tiver uma dúvida, ajude-o. Mas não responda por ele. Sugira que ele procure exemplos parecidos no livro ou no caderno, ou então, ajude-o a pensar sobre o assunto até que ele chegue à sua própria conclusão. 



10. Ocupe-se com coisas parecidas 
Enquanto ele faz contas, que tal dar uma olhada no orçamento? Se ele vai produzir um texto, aproveite para fazer alguma anotação. O ideal é não parecer que se está fazendo algo mais interessante do que ele - como jogar no computador, por exemplo, ou ver TV. 



11. Incentive-o a rever a lição 
Olhar a lição de novo depois de terminada é uma boa prática. Se ele pedir para você rever com ele, valorize o esforço e não aponte diretamente os erros. Caso encontre coisas incorretas e perceba que ele tem condição de localizar o erro, estimule-o comentando. "Que tal rever este trecho ou esta conta, veja se está tudo certo ou se encontra algo errado?". Elogie-a se ele encontrar o problema e jamais brigue se isso não ocorrer.

DEPOIS:

12. Veja se a lição foi corrigida 

Será que a lição de casa foi corrigida? A falta de correção da lição pode desestimular seu filho. Afinal, ele pode entender que de nada valeu tanto esforço. Caso isso se repita sempre, é interessante conversar na escola - com o professor ou com o coordenador. 



13. Elogie os acertos e não aponte os erros 
Seu filho acertou todos os exercícios da lição passada? Ele merece que você lhe dê parabéns! Mas se errou muitos, nada de briga. Pergunte se, com a correção do professor ele entendeu porque errou. Se a resposta for negativa, estimule-o a tirar dúvidas diretamente com o professor. E acompanhe. 



14. Informe o professor em caso de dificuldade 
Seu filho deveria ter condição total de fazer a lição de casa sem achá-la muito difícil ou complicada. Afinal, se a lição foi passada, é porque o professor já explicou aquele conteúdo. Às vezes pode ser apenas uma dificuldade pontual e neste caso, estimule seu filho a tirar dúvidas com o professor. Caso isto se torne frequente, o melhor é ir até a escola para identificar onde está o problema.

"As funções da lição de casa são sistematizar o aprendizado da sala de aula, preparar para novos conteúdos e aprofundar os conhecimentos", explica Luciana Fevorini, coordenadora de ensino fundamental II do Colégio Equipe, em São Paulo. "Analisando os exercícios que os alunos resolvem sozinhos em casa, o professor pode descobrir quais são as dúvidas de cada um e trabalhar novamente os pontos em que eles apresentam mais dificuldades." 


"O grande desafio do professor é fazer com que o aluno consiga atribuir significado à lição de casa", diz Eliane Palermo Romano, coordenadora pedagógica da Escola Comunitária de Campinas. "O aluno precisa perceber a função das tarefas para que compreenda sua importância", reitera Cleuza Vilas Boas Bourgogne, diretora pedagógica da Escola Móbile, de São Paulo. 

Disponível em: 
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/como-ajudar-seu-filho-licao-casa-700436.shtml; http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/licao-de-casa-547565.shtml; http://br.guiainfantil.com/materias/educacao/escolacomo-ajudar-seu-filho-com-os-deveres-da-escola/; http://dicaspaisefilhos.com.br/bebes-e-criancas/educacao/dever-de-casa-ajudar-ou-nao/; http://www.bolsademulher.com/familia/dicas-para-ajudar-na-licao-de-casa. Acesso em: 01/09/2015.

Imagem disponível em: http://www.institutoprobem.org.br/blog/dever-de-casa/. Acesso em: 01/09/2015.

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