domingo, 15 de novembro de 2015

A CAIXA SURPRESA NA ALFABETIZAÇÃO



A caixa surpresa pode ser usada na alfabetização com diferentes finalidades. Uma delas é trabalhando palavras ou nomes de coisas curiosas, desconhecidas ou até esquisitas para as crianças (Ex: objetos antigos, ferramentas de trabalho específicas, alimentos exóticos ou até vestimentas e acessórios pouco usados hoje). O fato de esses objetos aguçarem a curiosidade das crianças pode fazer com que tenham um maior interesse em, por exemplo, escrever palavras, frases ou até mesmo histórias sobre eles.

Outro modo de usar a caixa é trazendo, a cada dia, um livro novo de histórias, para que sejam contadas pelos/as alunos/as ou pela professora. Pode haver, inclusive, um suspense antes de tirar o livro da caixa (sobre o assunto da história, o tipo de personagem, etc), podendo a professora ir dando dicas sobre cada aspecto da história. Ao ter acesso ao livro, os/as alunos/as podem também contar a sua versão da história para toda a turma.

A caixa surpresa pode, ainda, ser usada para trabalhar conteúdos formais da alfabetização (como sílabas, nome das letras, etc). Nesse caso, podem ser disponibilizados alfabetos móveis com letras de diferentes tipos, solicitando que os/as alunos/as: juntem letras iguais, formem sílabas ou frases, etc.

Outro exemplo de uso da caixa é a seguinte atividade:

Objetivo: Estruturar frases reconstruir conceitos.
Material: Caixa de papelão com um buraco que dê para a criança colocar a mão e tocar  no objeto, um objeto qualquer, um lenço e o quadro –de-giz.
Participantes: Todas as crianças da sala.
Desenvolvimento: As crianças sentadas em semicírculo terão de adivinhar o que há na caixa , explorando o objeto de olhos  vedados. A professora escreve : Paulo disse que tem… Márcia disse que tem… Verificação da resposta correta. Quantas crianças não conseguiram adivinhar? Quantas crianças conseguiram adivinhar?
Possibilidades:
  • Percepção tátil.
  • Raciocínio lógico.
  • Orientação espacial.
  • Comparação de quantidades de acertos e de erros.
  • Organização de gráficos e tabelas.

Disponível em: http://pedagogiaaopedaletra.com/a-alfabetizacao-brincando-com-as-letras-e-com-as-palavras/. Acesso em: 15/11/2015.
Imagem disponível em: http://comportamentomagro.blogspot.com.br/2013/02/caixa-surpresa.html. Acesso em: 15/11/2015.

Um comentário:

  1. Continuando POST anterior q enviei antes de terminar(sobre o furador)...
    Deus te abençoe. Aline (alineck@gmail.com)

    ResponderExcluir