CRIANÇAS RACIONANDO ÁGUA
No dia 22 de março se celebra o Dia Mundial da Água, uma celebração promovida pela ONU que desde 1993, busca conscientizar a todos os países a realizar atividades relacionadas com a conservação e o desenvolvimento dos recursos hídricos.
71% da superfície da terra está coberta por água, mas somente 2% é água potável, por isso é tão importante trabalhar na conservação e o cuidado da água, um bem básico para a sobrevivência do ser humano. Está claro que os organismos internacionais podem tomar medidas e realizar ações a nível global. No entanto, cada um de nós nas nossas casas pode fazer pequenas ações que contribuam para economizar água, e, portanto, pela sua conservação.
Truques para economizar água em casa com as crianças
Os pais podem educar com o exemplo aos seus filhos, e ensiná-los pequenos truques e idéias para não desperdiçar água. É básico que, para educar no cuidado do meio ambiente aos nossos filhos, nós sejamos os primeiros a aplicar essas pequenas ações. São fáceis de serem realizadas. Vocês podem realizá-las em casa sem nenhum esforço e explicar às crianças porque praticam. Com efeito, as crianças podem ajudá-los em algumas delas:
- Encher a lavadora de pratos e de roupas antes de iniciar o programa. Somente com essa ação, são economizados quase 4000 litros de água por mês. Muitas pessoas aproveitam a água da lavadora para lavar o piso da casa ou para os banheiros.
- Se você tiver ar-condicionado, a água que sai do aparelho pode ser recolhida para regar as plantas com ela.
- A ação de tomar banho de banheira consome o dobro de água que uma ducha e esta pode ser realizada de maneira mais ágil e você economiza mais de 4000 litros de água por mês.
- No entanto, se você tiver muitos filhos, uma boa idéia é dar banho neles juntos.
- Fechar a torneira do chuveiro enquanto estiver se ensaboando ajudará a economizar água. Com efeito, esse asseio pessoal é uma das ações que mais gasta água.
- Em épocas de frio, quando estiver utilizando um chuveiro elétrico que tem saída quente e fria, não desperdice a água fria até que chegue a quente. Recolha-a e utilize-a para regar plantas.
- O copo que as crianças bebem água pode ser usado durante todo o dia.
- Se você tiver uma avaria ou uma goteira, ou a sua torneira não para de cair água, conserte com a máxima urgência para evitar a perda de água.
- Ensinar as crianças a cuidarem da sua higiene é básico, mas, além disso, é importante explicar a elas que devem fechar a torneira enquanto se escovam os dentes ou enquanto ensaboam as mãos.
- Se você tiver uma descarga com duplo sistema de descarga de água, ensine aos seus filhos a utilizar o botão menor, ou o maior de acordo com cada situação.
- Explique aos seus filhos que o vaso sanitário não é uma lixeira.
A crise hídrica é pauta recorrente nos últimos tempos, e não podemos fechar os olhos para essa situação. Esta realidade tem alterado a dinâmica familiar e o dia a dia das crianças. O trabalho de conscientização dos pequenos, portanto, não está restrito ao ambiente escolar. Em casa, pais e filhos podem adotar alguns hábitos simples que ajudam a economizar a água e evitar o desperdício desenfreado.
Vale lembrar que o comportamento dos filhos é, na maioria das vezes, reflexo das atitudes dos pais. Por isso, não adianta querer cobrar algo dos pequenos que não é praticado pelos adultos da casa. O primeiro passo, portanto, é se esforçar para passar um bom exemplo e deixar as crianças mais estimuladas para “copiar” as atitudes dos mais velhos.
“A economia de água está ligada diretamente ao respeito à natureza. A partir da consciência de que a água é finita, dá para conversar com as crianças e buscar alternativas de como economizar, para que ninguém fique sem. Uma dica é perguntar, no dia a dia, o que a criança poderia fazer para não desperdiçar, analisando as alternativas que podem se converter em propostas para mudar a rotina. Também dá para montar um diário com a criança, para que ela observe onde gasta água e como evitar o desperdício”, explica Pollyana Mustaro, pedagoga e professora de tecnologia educacional da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Os pequenos têm maturidade suficiente para entender a importância dos novos hábitos, ao contrário do que muitos pais acreditam. Cada faixa etária requer um nível de conscientização diferente, porém. Com os menores, por exemplo, vale abusar da criatividade e abordar os tópicos da economia de água de um jeito lúdico e divertido, com jogos, brincadeiras e histórias. Apenas dizer que é importante fechar a torneira na hora de escovar os dentes ou mandar a criança obedecer não traz o mesmo efeito.
Veja algumas ideias para inspirar você:
- Louça: em vez de simplesmente colocar os pratos sujos na pia, que tal limpá-los bem antes de abrir a torneira? A criança pode ajudar jogando fora os restos de alimentos que ficaram nos pratos.
- Descarga: outra dica é ensiná-las a economizar na hora de dar descarga. Nada de pressionar o botão por muito tempo – quanto mais breve, melhor.
- Xixi no banho: Esta é mais uma maneira para economizar a descarga de água.
- Banho: essa medida é clássica. Que tal apostar uma ‘corrida’ na hora do banho? Quem tomar mais rápido é o vencedor! Desse jeito, tomar um banho mais rápido fica divertido e consciente.
- Lavar as mãos: a torneira precisa ficar fechada enquanto as crianças ensaboam as mãos, evitando o desperdício à toa.
- Jardim: quem tem uma área verde em casa também precisa tomar alguns cuidados. Regar as plantas com a mangueira é um hábito que precisa ser abandonado. Um regador dá conta do recado e pode ficar sob responsabilidade da criança.
- Caça-gotas: outra brincadeira é inventar uma missão especial para a garotada. Eles podem ser os caçadores de gotas e vazamentos da casa, fechando torneiras e alertando os pais sobre o desperdício.
- Chuveiro desligado: se está calor, por que não desligar o chuveiro na hora de se ensaboar? Ajuda na economia de água e a criança pode se divertir com a espuma.
- Escovar os dentes: aqui a torneira também deve ser fechada enquanto a criança escova os dentes. O maior exemplo tem que vir dos pais.
- Gargarejo: em vez de abrir a torneira para enxaguar a boca ou fazer gargarejos, a dica é deixar um copo de água na pia para atender às necessidades das crianças. Assim, dá para gastar só o necessário.
Disponível em: http://br.guiainfantil.com/blog/educacao/valorescomo-ensinar-a-crianca-a-economizar-agua/; http://poupeagua.eco.br/?p=600. Acesso em: 27/11/2015.
Imagem disponível em: http://www.xalingo.com.br/blog/2013/03/dia-da-agua-dia-de-ensinar-a-economizar-2/. Acesso em: 27/11/2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário