domingo, 29 de novembro de 2015

CLIC: 
UM ESPAÇO DIFERENTE DE EDUCAÇÃO
EM BELO HORIZONTE



O CLIC – Centro Lúdico de Interação e Cultura é um espaço elaborado para atender crianças entre 1 e 6 anos. A meninada é dividida em grupos por idade mas sem perder as maravilhas e desafios da convivência de crianças com idades diferentes. O espaço funciona de segunda e sexta-feira entre 07:00 e 19:00, neste período as famílias podem montar o horário que se encaixa melhor na sua rotina desde que a criança frequente o CLIC todos os dias da semana no mesmo horário e que permaneça no mínimo quatro horas diárias. Esse espaço favorece a convivência e interação, proporciona o relacionamento humano e a produção de cultura. Situa-se em uma casa antiga, como uma “casa da vovó”, com um quintal pronto para acolher as crianças e seus educadores, em uma relação permeada pelas brincadeiras, que ambos trazem de suas experiências de vida. Estas podem começar tanto a partir das crianças quanto dos educadores e vão se modificando na relação entre ambos.

A brincadeira traz uma gama de desafios, elaborações e transformações sobre o meio que cerca a criança. É a primeira forma que ela tem de compreender o mundo e agir sobre ele; saber quem ela é, refletir sobre suas descobertas, imprimir sentido àquilo que pensa e faz. E também para saber como o mundo funciona. Além disso, na perspectiva infantil, a brincadeira permite que o sujeito se relacione. Como sabemos, é na relação que o ser se faz humano, por isto a convivência em grupo é tão importante para nós! Só a partir da convivência é que se aprende como “vivencia - com”. Aqui a criança aprende a conviver socialmente, a resolver problemas, a se colocar frente ao seu grupo social e a formar laços profundos de amizade!


Saiba Mais

O CLIC! Centro Lúdico de Interação e Cultura é um espaço de convivência para crianças de 1 a 6 anos. Como o próprio nome indica, o projeto se baseia em três princípios básicos, que se interagem no dia-a-dia: o lúdico, a interação e a cultura.

A convivência entre crianças e educadores é permeada pelas brincadeiras que ambos trazem de sua experiência de vida. As brincadeiras começam a partir das crianças e através das construções coletivas, vão se modificando. Os adultos, por vezes, são convidados a participar e, por vezes são uma presença atenta para acolher as crianças e auxiliar a convivência. A brincadeira traz uma gama de desafios, elaborações e transformações do mundo. A criança brinca para pesquisar sobre o mundo em que vive, para se conhecer e para conhecer os outros. Então, é na relação que o ser se faz humano: na relação da criança com ela mesma - com suas fantasias e medos - na relação com os amigos da mesma turma, na relação com crianças mais novas, com as mais velhas, com os educadores, com os outros adultos da casa, com os objetos, enfim, com tudo que a cerca. E, no mundo da criança, é a brincadeira que permite estas relações.

Esse espaço para conviver, interagir, relacionar é uma casa antiga, como uma “casa da vovó”, com um quintal, na qual as crianças chegam diariamente, cada uma no seu horário, e se inserem em um grupo para começar mais um dia de descobertas.

Os grupos são divididos por idade em determinados momentos, para a organização da rotina, e em outros as trocas entre idades é muito bem vinda. O CLIC! funciona de 7:00 às 19:00. Cada família pode montar o horário de sua criança, desde que esta cumpra o mesmo horário de segunda a sexta-feira, por no mínimo quatro horas diárias e que ela participe da roda de sua turma. A roda é o momento da organização de cada turma, do reconhecimento do grupo e de cada membro, de falar e escutar o amigo e de combinar o quê cada grupo vai fazer no dia. Assim, a partir dos combinados a meninada se desloca para um cômodo ou outro da casa que permita realizar aquela atividade programada. Combinar e construir ideias em comum implica em se impor, explicar seus motivos, respeitar os motivos do outro que pensa diferente, ora ceder e ora não ceder. Esse trabalho diário das crianças é um exercício de convivência consigo mesmo e com o outro.

É a relação verdadeira entre pessoas e o mundo - que se caracteriza pela pouca quantidade de objetos mediadores - que almejamos no nosso dia-a-dia, pois esta relação traz a dimensão do ser humano em toda a sua complexidade. A criança tem a oportunidade de respeitar as diferenças, de compreender os conflitos internos e externos e de aceitar as possibilidades e limitações de cada um que se abre e se entrega a esse convívio. Dessa forma, esperamos que a meninada que fez, faz e fará parte da história do CLIC! esteja mais preparada para o mundo lá fora: pesquisando-o, compreendendo-o e o modificando sempre que possível; se acreditando, enquanto seres produtores de uma sociedade mais tolerante e mais autônoma.


Oficinas de Yoga

É com muita alegria que venho apresentar a proposta de oficina de yoga para as crianças do CLIC! Como professora e praticante, nada mais prazeroso que poder compartilhar a riqueza dessa filosofia milenar, a qual nada mais busca que proporcionar às pessoas um contato mais próximo consigo mesmas. È nesse contato que podemos nos conhecer, saber de nossas potencialidades e caminharmos mais seguros pela jornada da vida.

A oficina nasceu da necessidade de oferecer às crianças uma oportunidade de trabalhar, via corpo, vários “sintomas” do mundo adulto contemporâneo que já se manifestam na criançada, como o stress, a ansiedade e a fragmentação, ou seja, essa tendência de vermos o ser humano todo dividido, não integrado. O yoga, com seu objetivo de integrar corpo, mente, emoções e espírito, traz o convite às crianças a chegarem um pouco mais perto de si mesmas e se conhecerem. Por meio de posturas psicofísicas (os ásanas), exercícios respiratórios (pranayamas) e práticas de relaxamento as crianças têm a possibilidade de sentirem suas respostas a várias perguntas: quais são minhas sensações? (com determinado toque); como é minha respiração? (quando relaxo ou quando estou ativo); quais são meus limites? (em determinada postura). 

No entanto, não pode faltar diversão! Essa viagem para dentro de si mesmo tem que ser, acima de tudo, prazerosa. Para isso as aulas são ministradas por meio de contação de histórias, danças, brincadeiras, teatro, artes plásticas, etc. O mundo mágico infantil abre as portas para juntos imitarmos os bichos e suas posturas mais inusitadas, sentirmos diferentes gostos, cheiros, texturas e aprender com tantas sensações corporais, tomarmos consciência do ar que entra pelas nossas narinas, relaxarmos e até mesmo preparar e experimentar um alimento diferente.

E nessa brincadeira de praticar yoga os benefícios aparecem aos montes. A prática de determinadas posturas trabalha a flexibilidade e o equilíbrio, fortalece a musculatura, melhora a postura corporal, desenvolve a coordenação motora e a concentração. Os exercícios respiratórios produzem efeitos sedativos e acalmam a criança, estimulam-na a respirar mais profundamente e melhora o fluxo de energia vital pelo corpo. Vários sistemas são trabalhados além do aparelho locomotor, como os sistemas nervoso, imunológico e endócrino.

Essa abordagem integral é expandida para além de aspectos corporais, uma vez que são trabalhados valores como o respeito e o cuidado (a não violência com seu próprio corpo, com o outro e com o ambiente); o cultivo de uma auto-imagem positiva; a coragem para experimentar e a crença de que em cada ser habita uma luz própria. 


Brincando com a horta




Os canteiros que ficam na entrada do CLIC! e no pátio da frente da casa estão ganhando novos cuidados: durante algumas manhãs e tardes a Lívia está presente para realizar a manutenção da horta e suas necessárias renovações. No entanto, esse cuidado não poderia deixar de ser uma grande oportunidade para as crianças, durante a brincadeira com a horta, entrarem em contato com experiências de preparação da terra, plantio de mudas, tubérculos e sementes e com o cuidado com as plantas que estão crescendo. Além disso, o contato com a horta do CLIC! possibilita algumas reflexões sobre o respeito ao meio ambiente, o cuidado com a natureza, a compreensão do ciclo vida-morte dos seres, da interdependência de todos os seres do planeta, entre muitas outras reflexões que as crianças fazem.



A meninada é convidada a participar das atividades da horta, livremente, quando está brincando no pátio. Não se trata de uma oficina fixa, com início e término. Cada criança tem a oportunidade de permanecer o tempo que desejar ajudando a Lívia. Desde simples 10 minutos até mesmo duas horas ou mais, dependendo da animação de cada pequeno jardineiro! 


Lívia e a meninada se divertem muito no contato direto com a terra, ao revolvê-la, misturá-la e prepará-la, seja com as pás, as mãos e até com os pés! Nessas brincadeiras são exploradas diversas sensações táteis, enfocando a liberdade de se sujar e a curiosidade com seres vivos da terra, como, por exemplo, as intrigantes minhocas e centopéias. Uma vez preparada a terra, a meninada pode escolher entre sementes de vários legumes, frutas e hortaliças para plantar, como as sementes de milho, feijão, abóbora, cenoura, beterraba, rabanete, lentilha, abobrinha, mamão e melancia que já estão na terra e são oriundas muitas vezes do próprio lanche. Podem acompanhar o que acontece com um cará, quando é enterrado na terra. Será que cresce alguma coisa? Ou podem achar o lugar mais gostoso para receber uma muda de acerola. A meninada é, então, convidada a observar o processo de desenvolvimento de cada planta e cuidar da horta, regando, fazendo plaquinhas indicativas do que foi plantado e respeitando as necessidades de espaço entre si, que as próprias plantas pedem! A idéia é oferecer a oportunidade para a criançada vivenciar experiências e realizar um aprendizado concreto no contato simples com a horta e suas riquezas! 


Oficinas de Artes Plásticas



A proposta da oficina de artes plásticas tem como principal objetivo aprimorar o olhar crítico das crianças a partir de vivencias relacionadas à história da arte, história da humanidade e compreensão das expressões artísticas.


A comunicação ocorre não apenas através da linguagem oral ou escrita, mais também através de imagens. As linguagens oral e a escrita, são bastante trabalhadas, já a linguagem visual que precede a escrita, é trabalhada de forma superficial. As imagens estão presentes em todos os lugares, estão repletas de significados e para conseguir uma boa leitura é necessário questioná-las: O que você acha desta imagem? É uma boa imagem? O que tem na imagem? Em qual contexto ela está inserida? O que ela provoca em você? O que ela te faz sentir e pensar? O que ela quer dizer? Etc...

A História da arte se baseia em quebras e inovações de conceitos. O objetivo é dar oportunidade às crianças de experimentar algumas épocas marcantes nesse contexto, para que haja apropriação da arte através de práticas nos marcos históricos.

No decorrer da história, irão surgir vivencias de como a arte se transforma com o passar do tempo. Essas vivencias são importantes para interiorizar as transformações, passando por trabalhos com barro (escultura e pintura rupestre), argila, pintura, gravura entre outros. 

Passar pela história da humanidade é apropriar-se se uma história que nos pertence.

O plano de trabalho é iniciar pela pré história, passar pela arte indígena, idade média, idade moderna e chegar ao contemporâneo, sempre fazendo análises de imagens e da evolução das artes visuais. 

“A arte fora de um contexto histórico é arte sem memória” Ana Mae Barbosa. 

Segundo Lazlo Moholy-Nagy – artista do inicio do sec. XX – “No futuro, o verdadeiro analfabeto seria aquele que não soubesse ler uma imagem, e o futuro, provavelmente, é agora; num mundo regido por imagens, compreender o processo de construção (e interpretação) do signo fotográfico é fundamental...”

Pablo Quaglia


Mãos do Clic

As mãos das pessoas são instrumentos capazes de expressar a criatividade e sentimentos que as palavras não alcançam ...




















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