PROJETO SOBRE O HINO NACIONAL BRASILEIRO NA ALFABETIZAÇÃO
Antes de algumas partidas importantes de futebol, sobretudo na Copa do Mundo, já faz parte do cerimonial oficial a presença dos jogadores perfilados no gramado para cantar o hino de seus países. Alguns cantam esbanjando patriotismo, outros choram de emoção, já alguns, em contrapartida, aproveitam o momento para continuar disfarçadamente fazendo aquecimento; outros nem sequer abrem a boca para cantar alguma estrofe. Mas o leitor sabia que, no caso do Brasil, o Hino Nacional deve ser executado, além das sessões cívicas, em cerimônias religiosas de cunho patriótico e em eventos esportivos internacionais?
Pois é, essa é a regra e é garantida pela lei 5.700, de 01/09/1971. E a partir de 22 de setembro de 2009, o Hino Nacional Brasileiro tornou-se obrigatório em escolas públicas e particulares de todo o país. Pelo menos uma vez por semana, todos os alunos do ensino fundamental devem cantá-lo. É o que manda a lei.
Mas será que os alunos sabem cantar direito o nosso hino? E a letra - difícil e em algumas estrofes construída na ordem indireta - será que os nossos alunos entre 7 e 8 anos de idade a compreendem, sabem o seu significado?
Foi justamente por isso que as professoras Marli Resende, Cristina Maria, Ana Flávia e Edneia, do 2º ano da Escola Municipal Conjurados Resende Costa, planejaram desenvolver com seus alunos o “Projeto Hino Nacional”. “O nosso objetivo foi resgatar o respeito e o amor ao Hino Nacional, além do aprendizado e do resgate do civismo”, disse a professora Cristina.
O trabalho foi desenvolvido nas salas de aula sob a supervisão das professoras. “Eles (alunos) fizeram um glossário das palavras, aprenderam o significado delas e ilustraram a letra do Hino Nacional, interpretando-a”, explicou Cristina. De acordo com as professoras, o projeto motivou os alunos, que fizeram aflorar a criatividade. “Foi muito gratificante e superou as expectativas. Os alunos participaram com entusiasmo, aprenderam e entenderam a letra do Hino Nacional”, comemora a professora Marli.
A professora Ana Flávia destacou a presença e o apoio dos pais: “Os pais dos alunos participaram em grande quantidade, dando apoio e acompanhando”.
O dia 19 de Novembro foi propositalmente escolhido para ser a apresentação dos trabalhos, uma vez que se trata do Dia da Bandeira. O evento, que aconteceu nas dependências da Escola Conjurados, contou com a presença de policiais militares, autoridades municipais, jurados e banda de música Santa Cecília. O solene hasteamento da bandeira e a execução do Hino Nacional revelaram o aprendizado dos alunos envolvidos no projeto. “Eles aprenderam que durante a execução do hino não se pode bater palmas, todos devem ficar em pé, não se pode usar boné, nem mascar chicletes e chupar balas. Além de não poder rir, brincar e conversar”, explicou a professora Cristina.
Criatividade – Antes da solenidade de execução do hino e do hasteamento da bandeira, um grupo de jurados examinou cada caderno confeccionado pelos alunos, com o objetivo de escolher os quatro melhores. “Não foi uma tarefa fácil. Diante da criatividade dos alunos, os jurados acharam difícil escolher somente quatro”, disse a professora Marli, que destacou ainda: “A disputa se deu de forma igual, pois todos estão na mesma faixa etária, entre 7 e 8 anos”.
Folhear os cadernos dos alunos significa iniciar uma viagem rumo à fantástica e criativa imaginação das crianças. Elas aprendem muito rápido e tão logo conseguem explicitar o que aprenderam. Cada estrofe do hino foi ilustrada pelos alunos, que confeccionaram a bandeira do Brasil na capa dos cadernos.
Diante do sucesso do projeto, as professoras já pretendem repeti-lo em 2011, em novas turmas.
Parabéns às professoras e aos alunos. Educar significa também formar consciência cívica e incentivar nos alunos o amor à pátria. Numa democracia tal atitude não se dá através da chibata e do medo, como outrora acontecia, mas por meio do estímulo e do aprendizado. As professoras da Escola Conjurados ensinaram a seus alunos a importância de se ter respeito e amor pela pátria, estimulando-os a pesquisar e estudar. E começaram pelo Hino Nacional. Quanto aos alunos, bom, a dedicação e o entusiasmo deles já respondem. Parece que ao terem contato detalhado com a letra do Hino Nacional, esse “amor pelo hino”, do qual falam as professoras, da parte dos alunos se deu à primeira vista.
Disponível em: http://www.jornaldaslajes.com.br/integra.php?i=416. Acesso em: 16/04/2015.
Imagem disponível em: https://wccbrasil.wordpress.com/hino-nacional-brasileiro/. Acesso em: 16/04/2015.
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