domingo, 12 de abril de 2015

ORAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO

Resultado de imagem para oração

É comum ver práticas alfabetizadoras que divulgam algumas orações. Vemos a "Oração do bom dia", a "Oração do Estudante", a "Oração para crianças" e a "Oração da criança". Nelas as mensagens são de agradecimento (aos pais, à escola, à natureza, etc), de solicitação de proteção, de entusiasmo (inclusive para ser bom/boa aluno/a). Considerando que as orações fazem parte de muitas famílias e que ter uma religião ou ir à uma igreja ou templo é bastante comum, caberia trabalhar essas orações durante a alfabetização dessas crianças? Se as orações fazem parte da cultura desses/as alunos/as, por que ignorá-las? E se decidimos trabalhá-las, como isso deve ser feito? É preciso levar em consideração as múltiplas formas de orar e também de conceber Deus. Não podemos apresentar uma única oração ou religião como verdadeiras. Cada criança, junto com a sua família, vai ter uma forma de ler e interpretar essas orações. A conversa sobre as múltiplas formas de orar e de crer em Deus devem ser trabalhadas, caso essa seja uma demanda da turma (ou de um/a aluno/a). Segue abaixo algumas das orações divulgadas em blogs de alfabetização:

ORAÇÃO DO ESTUDANTE

Senhor,
Somos estudantes e estamos aqui
para conversar contigo.
Obrigado por mais este dia,
pela natureza, pela vida,
pela saúde, pela nossa escola,
nossos professores,
por nossos colegas.
Obrigado pelo dom da inteligência
e pela possibilidade de estudar.
Nós sabemos que preparamos
hoje o nosso amanhã.
Por isso, lhe pedimos Senhor,
ajuda-nos a ser bons estudantes.
Dá-nos coragem e entusiasmo
cada dia para recomeçar.
Dá-nos a Sua benção Senhor,
precisamos da Sua graça
e da Sua sabedoria.
Fica sempre conosco!
                                                                            Amém!

ORAÇÃO PARA CRIANÇAS


ORAÇÃO DA CRIANÇA


Disponível em: http://encantamentodaalfabetizacao.blogspot.com.br/2013/06/oracao-do-bom-dia.html; http://queroensinar.blogspot.com.br/2011/10/oracao-do-estudante.html; http://www.atividadesparacolorir.com.br/2011/02/oracao-para-criancas.html; http://educandocomocoracao.blogspot.com.br/2009/02/oracao-da-crianca.html. Acesso em: 12/04/2015.

Imagem disponível em: http://www.paraumavidamelhor.com.br/espiritualidade/espiritualidade-crista/oracao. Acesso em: 12/04/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário