ALFABETIZANDO COM RÓTULOS
Paulo Freire já dizia que a leitura do mundo precede a leitura da palavra, sendo assim, é importante valorizar os conhecimentos e experiências de vida dos alunos. Quando o ato educativo parte dos conhecimentos prévios dos estudantes e os estimula, passa a ter sentido real na vida deles.
Neste mundo capitalista, onde as pessoas são cada vez mais consumistas, os produtos industrializados ganham espaço nos armários, e as crianças veem desde pequenas latas, caixinhas potes e embalagens diversas ao seu redor. Aprendem a reconhecer e identificar os produtos mais utilizados em casa, e até mesmo alguns logotipos e marcas, conforme lhe são apresentadas.
Na escola, se o(a) professor(a) perguntar o que mais gostam de beber, poderá ouvir: água, leite, refrigerante, café, suco, achocolatado, vitamina e etc. Mas é mais comum se ouvir: Coca, Pepsi, Fanta Laranja, leite Ninho, Guaraviton, Todinho, Nescau e outros. Eles chamam os produtos pelas marcas e as identificam, seja pelo desenho, pelo cor ou pelas letras do rótulo.
A quantidade de marcas de produtos industrializados reconhecidas pelas crianças pode assustar os nutricionistas, mas na escola este conhecimento pode ser um aliado na educação. A partir dos rótulos de produtos é possível se alfabetizar, praticar a matemática, estudar geografia, fazer arte, produzir música, aprender culinária e até mesmo obter orientações alimentares. Ou seja, a partir de produtos concretos, com os quais os alunos têm acesso, é possível realizar atividades intra e interdisciplinares. Veja:
Linguagem oral e escrita
Através da leitura de rótulos é possível comparar letras, sílabas e palavras, com o próprio nome, com o nome do amigo ou com outras palavras. Pode ser estimuladas trocas de sílabas das palavras do rótulo e produção de textos com palavras-chaves.
Matemática
Outra proposta de atividade a ser desenvolvida com rótulos é a brincadeira de mercadinho, onde as crianças podem comprar, vender ou trocar os produtos, e assim aprender sobre moedas, notas e operações matemáticas. Com os rótulos também é possível fazer jogos, como quebra-cabeças e jogos de memória.
Natureza e sociedade
Trabalhos com rótulos e embalagens podem estimular o estudo sobre o sistema capitalista, industrialização, economia , globalização, consumo sustentável, reciclagem e meio ambiente
Arte e música
Com os rótulos também é possível fazer arte com reciclagem de rótulos e embalagens e música com latas, latões, potes, garrafas e caixas.
Existem inúmeras possibilidades para utilização de rótulos e embalagens na educação, basta usar a criatividade, mas é fundamental que o (a) professor(a) aproveite a oportunidade para ensinar os alunos a terem um olhar crítico sobre o consumo dos produtos industrializados, para que a escola não se torne mais um meio disseminador do consumo desenfreado.
Para o trebalho em sala de aula, trago um BARALHO DE RÓTULOS confeccionado por uma professora-blogueira:
Para reforçar o aprendizado, confeccionamos um baralho de rótulos, ficou bem legal.
Cada criança recebia 3 cartas e ía comprando na sua vez, quem pegasse o lixo deveria ficar com todas as cartaz dele.
O objetivo do jogo, é forar a sequência correta, escrevendo o nome da palavra.
No final da atividade, cada criança colava o seu conjunto de carta no caderno e preenchia da seguinte forma
a- Escrever o nome do produto (letra bastão e cursiva);
b-Pintar letras iniciais e finais com cores pré determinadas;
c-Escrever ao lado, número de letras e número de sílabas.
Disponível em: http://www.educasempre.com/2012/02/aprendendo-com-rotulos-e-embalagens.html; http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2009/05/rotulos-e-embalagens-na-alfabetizacao.html. Acesso em: 06/07/2015.
Imagem disponível em: http://www.pragentemiuda.org/2013/07/atividade-para-alfabetizacao-rotulos-de.html. Acesso em: 06/07/2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário