segunda-feira, 7 de março de 2016

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


                              

PENSAMENTO DE MULHER

Mulher... Menina...
Tampouco jovem, adultas..
O feminino sempre agitado.

Coração de mulher é como flor.
Cresce maravilhosa planta e morre como
um simples galho seco.

Mulheres são como açucar.
Gosto bom e doce,

vem para adoçar a vida de homens sem doçura.

Açucar e ao mesmo tempo são rochas.
Mulheres aguentam as mais duras
batalhas da vida para ser quem querem ser.

Mulheres precisam de carinho,
atenção e cuidado.
Mulheres precisam de tudo e mais um pouco.

Moças desejam um turbilhão de emoções.
Fazem de tudo para serem ouvidas.
Clamam a justiça em seus corações.

A mente de uma mulher funciona como um relógio.
Hora sim, hora não, mas no fim a hora se ajeita
e o momento certo que venha logo e apareça.

Mulher é guerreira,
batalhadora,
aproveita tudo. Conquistadora.

Mesmo que a saia comece a apertar,
a blusa se ajustar,
o sorriso de uma mulher amada é imprevisível e bonito.

Que venham os anos,
os cabelos brancos,
mas que do coração de uma mulher nunca saia sua força.

Os pensamentos de uma mulher são complexos,
Uma maneira exagerada de sentimentos.
Um milhão de sentidos...

Perfil triste em momentos.
choros no luar, mormaço de calor interior.
Dúvidas, angustias... Tudo isso num único pensamento de mulher.

Mulher de verdade não muda por alguém.
Muda por SI. Muda porque não é satisfeita
e quer ser sempre mais.

Mulher de verdade não deixa ser
tratada como qualquer uma ou como
quem nada sabe.

Mulheres são como violões.
Choramingam suas cantigas em seus pensamentos
ou soletram uma linda melodia ao seu falar.

Mulher de verdade é como estrelas.
Tem uma imensidade no coração
e uma beleza interior que hipnotiza os olhos.

Assim são as mulheres.
Malucas, lindas, exageradas.
Únicas.


Historicizando...

As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento. 

Desde o final do século 19, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período. 

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas nações. 

Com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) eclodiram ainda mais protestos em todo o mundo. Mas foi em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário Juliano, adotado pela Rússia até então), quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra - em um protesto conhecido como "Pão e Paz" - que a data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921.

Somente mais de 20 anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o "8 de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

"O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países", explica a professora Maria Célia Orlato Selem, mestre em Estudos Feministas pela Universidade de Brasília e doutoranda em História Cultural pela Universidade de Campinas (Unicamp).

No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. A partir dos anos 1970 emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher.

Este dia representa uma luta…

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de Março, tem uma história de lutas pela valorização da mulher, lembrando de sua força e sensibilidade para conquistar seu espaço.
Assim, este dia está relacionado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres, tentando organizar uma sociedade mais justa e igualitária.
Apesar da discriminação contra a mulher ser bem antiga, é a partir da Revolução Industrial, em 1789, que os movimentos e reivindicações começam a crescer.
Tudo começou com a mobilização organizada por operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York, Estados Unidos, em 8 de março de 1857. Neste dia, 129 operárias paralisaram suas atividades para reivindicar melhores condições de trabalho, redução de carga horária de 14 horas para 10 horas e direito à licença maternidade. A polícia e os donos da fábrica reagiram duramente, trancando essas mulheres no local e em seguida atearam fogo, fazendo com que todas morressem carbonizadas.
A partir daí esse dia foi escolhido para ser o Dia Internacional da Mulher em homenagem a essas operárias, que representam as diversas lutas empreendidas pelas mulheres na sociedade.

Mulheres que marcam a história

Não foram poucas as mulheres pioneiras que, através de suas lutas, conseguiram construir uma sociedade mais justa para a atuação da mulher.

Essas meninas ma-ra-vi-lho-sas!

As meninas de hoje serão as mulheres de amanhã, portanto também precisam ser homenageadas e principalmente conhecer seus direitos, como por exemplo, o direito à educação.
Comemore! No dia 8 de março organize uma festa em sua escola para festejar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas também! Um detalhe importante: para esta festa só os garotos devem se preocupar com os “comes e bebes” e as garotas devem apenas aproveitar a festa!
Sabia que no Japão existe o Dia das Meninas? Pois é, ele é comemorado no dia 3 de Março e tem como objetivo desejar felicidade e saúde as meninas. Esta comemoração acontece naquele país desde o século VI.
Para esta data são feitas bonecas de pano, madeira ou porcelana, as chamadas bonecas hinaningyo, que até hoje passam de geração a geração.

Curiosidade

As mulheres conquistaram o direito de disputar oficialmente as provas olímpicas em 1928. O Barão Pierre de Coubertin – criador das Olimpíadas da era moderna – era totalmente contra a participação feminina nesse evento, então decidiu pedir demissão do cargo de presidente do Comitê Olímpico Internacional.

Mulheres da história

Existem muitas mulheres que marcaram a história por seus ideais libertários e lutas que mudaram o rumo dos acontecimentos e por isso têm que ser lembradas. Falar sobre todas elasresultaria em uma lista imensa que só certifica a importante participação feminina ao longo da história, então, selecionamos alguns nomes para fazer uma breve descrição de sua participação em sua época.

Figura marcante na história da monarquia inglesa, a rainha Elisabeth I governou no período de 1533 até sua morte, em 1603. Tornou-se rainha aos vinte e cinco anos, com formação sólida,sendo considerada a mulher mais culta de sua geração. Desde o início se preocupou com a evolução do sistema educacional, incentivando a produção intelectual nas universidades. A produção artística também ganhou espaço, principalmente na dramaturgia, apresentando nomes conhecidos até hoje, como William Shakespeare.Também evoluíram a navegação e os pensamentos filosóficos.

Rainha de Sabá , segundo conta a história, era extremamente sábia e generosa com seu povo. Não há relatos claros sobre sua real história, mas alguns achados apontam que viveu no Século XI a.C e que tornou-se princesa aos quinze anos. Dedicou-se aos estudos, principalmente à Filosofia e o ponto marcante de sua história foi justamente o fato de partir à procura de outro reino, não para conquistar terras ou poder, mas sim para buscar sabedoria. Para isso, viajou cerca de 3.000 km e encontrar o Rei Salomão, considerado, também,um rei generoso e sábio. Pouco se sabe a respeito da rainha e de sua história depois dessa viagem.

Em uma época em que o natural era a mulher cuidar da casa e obedecer ao marido, Anita Garibaldiousou viver de forma diferente, seguindo seus ideais de liberdade. Ela participou de momentos políticos importantes no Brasil, no Uruguai e na Itália. Em sua caminhada, conheceu Giuseppe Garibaldi, também revolucionário, com quem se casou.

Heroína francesa da Guerra dos Cem Anos, Joana D´Arc também foi revolucionária em sua época (1431). Muito religiosa, ela dizia ter que seguir orientações de seus santos devotos e expulsar os ingleses da França para, assim, coroar o legítimo rei, Carlos VII. Ganhou a confiança do rei, tornando-se “chefe de guerra”. Conseguiu seu intento masem uma batalha é presa e entregue aos ingleses. Foi julgada pela inquisiçãoe condenada a ser queimada na fogueira. Assim morreu, bem jovem, aos 19 anos. Quinhentos anos após sua morte é considerada santa pela igreja católica.

Madre Tereza de Calcutá nasceu na antiga Iugoslávia mas adquiriu cidadania indiana após trabalhos voltados para a caridade, desenvolvidos naÍndia. Sempre esteve determinada a seguir a vocação religiosa e direcionou sua vida para cuidar dos mais necessitados. Fundou casas religiosas por toda a Índia e também no exterior. Pelos serviços prestados à humanidade ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1979.

Princesa espanhola, mas que se tornou rainha de Portugal, Carlota Joaquina casou-se com o príncipe de Portugal, Dom João, que mais tarde se tornaria rei de Portugal - Dom João VI. Mudaram-separa o Brasil, transferindo o comando do reino para cá em uma época conturbada, quando Napoleão invadiu Portugal. Mulher temperamental, defensora do absolutismo, sua primeira tentativafoi dominar o marido e assumir o controle do reino. Seu intento não deu certo, mas ela não desistiu de sua participação na política, tanto que, ao retornar a Portugal e com a morte do marido, conseguiu levar seu filho D. Miguel ao trono.

Nascida na cidade de Macedônia de Alexandria, Cleópatra foi uma das mulheres mais importantes das civilizações antigas, tornando-se rainha do Egito. Apesar de gostar do luxo e da riqueza, estando sempre coberta de joias, era uma mulher culta, hábil debatedora de ideias e dominava várias línguas como aramaico, persa, somali, etíope, egípcio e árabe. Seu principal objetivo era dar fim às dominações estrangeiras que tomavam seu reino.

Diana Spencer ou Lady  Di , foi a mulher que, ao se casar com o Príncipe Charles, mudou os padrões da realeza na Inglaterra. Com seu estilo simples, tornou-se conhecida por seu trabalho de caridade e, principalmente, pelas campanhas contra minas terrestres e no combate à AIDS. Sua vida foi bastante conturbada, culminando com a separação e, finalmente, com a morte prematura em um trágico acidente de carro. Mesmo depois de sua morte, sempre é lembrada como a “princesa do povo”.

Filha de D. Pedro II, a Princesa Isabel foi a última princesa do império brasileiro. Atuou como princesa regente por três ocasiões em que o pai se ausentou do país. Desde cedo se preocupou com a educação em nosso país mas seu maior feito foi a assinatura da Lei Áurea, que proibia a escravatura no Brasil.

Para fechar essa galeria de mulheres famosas, não podemos esquecer de Carmen Miranda , cantora e atriz luso-brasileira, que levou um pouco de nosso país para o mundo. Desde criança demonstrou talento para a músicamas foi aos 20 anos que sua carreira, realmente,teve início, começando a cantar em clubes e teatros. Gravou músicas de vários compositores e fez sucesso nas rádios. Participou, também, de vários filmes, inclusive em Hollywood. No filme “Banana da terra” aparece pela primeira vez caracterizada de baiana, marcando sua imagem na mídia.

Curiosidade
Um dos perfumes preferidos da princesa Diana era o Isis, de Jan Moran. A fragrância, criada especialmente para ela, foi desenvolvida na Inglaterra pelo perfumista William Owen III. O perfume é uma combinação de rosas brancas e violetas, flores da região onde Diana nasceu. Muito chic, não???

Atividades Escolares sobre o Dia Internacional da Mulher

Atividade Mulheres da História Cruzadinha

Atividade Mulheres da História Escudo











Poema disponível em: http://vozesdamadrugada.blogspot.com.br/2013/03/pensamento-de-mulher.html. Acesso em: 07/03/2016.

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/8-marco-dia-internacional-mulher-genero-feminismo-537057.shtml; http://www.smartkids.com.br/data/8-marco-dia-da-mulher. Acesso em: 07/03/2016.

Imagens disponíveis em: Google Imagens - https://www.google.com.br/search?q=mulher+lutadora&espv=2&biw=1366&bih=623&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi2wo_g667LAhXCJx4KHXGOBEAQ_AUIBigB#tbm=isch&q=mulher. Acesso em: 07/03/2016.

Atividades disponíveis em: http://www.smartkids.com.br/data/8-marco-dia-da-mulher; http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2013/03/dia-internacional-da-mulher.html; http://professoradanielafreitas.blogspot.com.br/2013/03/dia-internacional-da-mulher-historia-e.html; http://educaja.com.br/2011/02/dia-internacional-da-mulher-atividades.html; http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2013/03/atividades-para-o-dia-da-mulher.html; http://alunoon.com.br/infantil/atividades.php?c=24; http://zazou.com.br/blog/?p=7528; http://blog.tricae.com.br/dicas/dia-internacional-da-mulher/; http://anavalquiria.blogspot.com.br/2014/03/dia-internacional-da-mulher-mensagem-do_2077.html. Acesso em: 07/03/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário