quinta-feira, 3 de março de 2016

ALFABETIZAR BRINCANDO

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Falar em brincadeira geralmente nos conduz para uma interpretação do oposto à coisa séria, o oposto às tarefas de adulto. Mas seriam dois mundos opostos? O mundo da criança onde predominam a ilusão, a fantasia, a lógica dos desejos e a necessidade  promete de satisfazê-las : e o outro,  o mundo do adulto, regido pela realidade da razão, pela lógica real, pelo mundo da verdade.
Até quando se diz que brincadeira é coisa séria, esta dualidade, mundo da criança ( da lógica dos desejos) versus mundo dos adultos ( da lógica da razão). Pode continuar existindo. Também quando se fala “pare de brincadeira”, pode-se estar referindo a alguma fala ou ação lúdica. Provavelmente engraçada, que parece separar o sujeito daquilo que quer fazer, como se as brincadeiras infantis não tivessem seus propósitos e não fossem coordenadas por uma lógica real.
Não existe brinquedo sem organização e sem motivo. A situação imaginária tem uma lógica, mesmo não sendo formal, previamente estabelecida.
Tanto Piaget quanto Vygotsky informam que, no jogo e no brincar, a criança consegue submeter-se às regras como fonte de prazer. Esse autocontrole interno sobre o conflito, entre o seu desejo e a regra da brincadeira, é uma aquisição básica para o nível de sua ação real e para a modalidade adulta futura.
Em relação à alfabetização, para Vygotsk, a brincadeira também contribui para o desenvolvimento da língua escrita na medida em que a simbolização do jogo abre espaço para a expressão gráfica, seja por meio do desenho, seja por meio da escrita propriamente dita.
e alfabetizar é ampliar as possibilidades de relação com o mundo ( relação interpsiquica). E se a brincadeira contribui para a internalização do mundo (relação intrapsiquica), não podemos dissociar brincadeira de alfabetização.
Se brincar faz parte do jogo da vida precisamos levar essa vida, com toda a sua brincadeira, para o jogo de aprender e diminuir o abismo que separa o mundo adulto do infantil. Precisamos nos abrir para o jogo, descobrir o prazer, enfim, gostar de ensinar e aprender.
Propomos a seguir sugestões de atividades que podem auxiliar o professor alfabetizador na tarefa de tornar o cotidiano da sala de aula mais emocionante e significativo, em busca de propiciar à criança oportunidades de viver plenamente a sua condição de ser criança enquanto se apropria dos conhecimentos científicos, condição necessária para o desenvolvimento em funções psicológicas superiores.
      ALGUMAS SUGESTÕES
  1. Alfabeto Dinâmico
Objetivo Estimular o espirito de grupo e a percepção auditiva e visual . Nomear e reconhecer as letras do alfabeto.
Material: Letras desenhadas em cartões (30x30cm).  Fichas de palavras que iniciam as referidas letras.
Participantes: todas as crianças.
Desenvolvimento:  Em cartões de cartolina, escrever as letras do alfabeto, uma em cada cartão. Atar as letras em um barbante para pendurá-las no pescoço dos alunos.
Colocar as fichas de palavras espalhadas pela sala. Circulando pela sala em silêncio , os alunos procurarão encontrar a palavra cuja letra inicial esta penduradas no seu pescoço.
Possibilidades:
  • Pedir aos alunos que copiem as palavras como: AMIGO, BONITO, ALEGRE, CORAJOSO etc.
  • Solicitar aos alunos que copiem  as palavras numa folha e depois as enfeitem para oferecer ao seu amigo.
  1. TÁ QUENTE. TÁ FRIO?
Objetivo: Desenvolver a observação e estimular a  atenção e o raciocínio.
Material: Cartolina e pincel atômico.
Participantes: Todas as crianças.
Desenvolvimento: Divida a classe em dois grupos, destinando uma cor para cada um . Cada aluno recebe uma ficha com uma palavra diferente. Em seguida, escolha você uma das palavras sem dizer qual é . Passe a dar dicas para que as crianças descubram de qual se trata. Comece com um alto grau de dificuldade e vá detalhando as  informações aos poucos. Por exemplo: é um animal, é uma ave, é uma ave brasileira , seu habitat é a Floresta Amazônica,  a palavra tem “a”… Quando uma das equipes acertar a palavra, o “dono” da ficha vai até ao quadro mostrar aos demais como ela é escrita. Vence a equipe que  adivinhar o maior número de palavras.
Possibilidades:
  •  Integrar essa atividade com conceitos de biologia, geografia, história e temas da realidade, como a preservação do ambiente.
3.CAÇA AO TESOURO
Objetivo: Estimular o raciocínio, a criatividade e a concentração.
Material: Uma faixa de tecido com bolsos. Em cada bolso deverá conter fichas com as letras do alfabeto, completo e em ordem alfabética.
Participantes: todas as crianças.
Desenvolvimento: Antes de começar à aula espalhe algumas fichas nas mesas, cadeiras, paredes no quadro e até no chão. Todas elas devem estar viradas do avesso, ou seja, com a palavra oculta. Assim que as crianças entrarem na classe, dividida-as em dois grupos. Forneça para cada equipe uma ficha grande, também virada para baixo, contendo uma única  letra. O jogo começa quando você der o sinal verde para as equipes desvirarem essas fichas maiores. A partir daí, os alunos saem à procura de palavras que iniciem com a letra que coube à sua equipe, vence a competição o grupo que tiver colocado o maior número de fichas no bolso da faixa.
Possibilidades:
  • Variar com gravuras apoiadas pelas palavras ,apenas com gravuras ou com frases .
  1. PEQUENOS ILUSTRADORES
Objetivo: Estimular a leitura e a escrita possibilitar o desenvolvimento da criatividade e da estética.
Material: Uma faixa de texto de tecido com bolso, uma letras em ordem alfabética. Tinta guache, pincel , cola, papel cenário e gravuras.
Participantes: todas as crianças.
Desenvolvimento: Em um trabalho individual, cada criança pode decidir quais os materiais de desenho ou de pintura que prefere. Assim  que toda a turma estiver prontas, escreva duas ou três letras no quadro e peça aos alunos que escolham uma. Cada aluno deve buscar, na faixa do alfabeto, uma palavra que inicie com a letra que escolheu. Depois faz o registro dessa letra no caderno, procurando enfeitá-la.
Possibilidades:
  • Organizar um mural com os trabalhos dos alunos.
  • Produzir textos orais.
  1. BINGO DE LETRINHAS
Objetivo: Estimular  a percepção auditiva atenção e observação.
Material:  Uma faixa de tecido com bolso deverá estar escrita uma letra do alfabeto pela ordem. Essa faixa também pode ser feitas com papel cenário com prega cartelas com desenhos das palavras  que constam nas fichas, as letras do alfabeto coladas em tampinhas de garrafa.
Participantes: todas as crianças.
Desenvolvimento: Feitas de cartolina, as cartelas têm objetos desenhados na margem esquerda cujos nomes possuem o mesmo numero de letras. As colocadas em tampinhas de refrigerantes. O aluno deve procurar nos bolsos as fichas correspondentes  aos desenhos e usá-las como referência para escrever as palavras as tampinhas. Ganha quem completar a cartela antes .
Possibilidades:
  • Pedir aos alunos que listem as palavras utilizando diferentes critérios: ordem alfabética , gênero, número de sílabas etc.
  • Produzir textos orais e escritos utilizando as palavras.
6. PORTFÓLIO
Objetivo: Estimular o autoconhecimento, por meio da auto-avalização.
Material: Espelho, papel ofício, lápis preto e lápis de cor.
Participantes: Todas as crianças
Desenvolvimento: Depois de brincarem bastante tentando descobrir quem é este ou aquele amigo pelo tato, pela voz de  olhos vedados, etc., passar um espelho de mão em mão, na rodinha, para que cada criança se olhe atentamente e se descreva. A professora pode registrar as principais características que forem sendo ditas pelas crianças. Num outro momento, cada criança deverá escrever seu nome no papel onde está registrado por escrito seu  perfil, e elas devem ainda se auto-retratar, pelo desenho.
Esse papel deve ser a folha de rosto do portfólio onde a criança deverá registrar todos os dias  as atividades para a construção da identidade, para auto-avaliação e o fortalecimento da auto-estima.
Possibilidades:
  • O aluno e seu portfólio de artes, textos, conteúdos de Matemática etc.
7. CAIXA DE REGRAS
Objetivo:  Promover socialização e espirito de colaboração.
Material: Baú ou uma caixa de papelão forrada.
Participantes: Todas as crianças
 Desenvolvimento: A professora na roda segura uma caixa nas mãos e pede que uma criança diga uma palavra. A visa  que de tudo que for dito pela criança só algumas coisas poderão entrar na caixa outras não. “Essa entra,  essa não  entra” vai dizendo a professora, até que as crianças descubram  que foi a regra. O professor deve  inventar novas regras, por exemplo só coisas macabras só coisas vivas, só que se pode comer, só animais domésticos, só palavras que comecem com letra M etc.
Possibilidades:
  • As palavras que entram na caixa podem ser escritas pelos alunos.
  • Com as palavras que entram na caixa pode ser feito um álbum de figurinhas.
8. DEU NO JORNAL
Objetivo: Estimular a leitura de mundo com a produção de texto de forma critica
Material: Jornal, cola e tesoura.
Participantes: todas as crianças.
Desenvolvimento: Cada criança deverá receber uma folha de jornal que contenha gravuras. As crianças dirão para os colegas que noticia estão lendo a partir das gravuras. O registro por escrito deve ser feito pelo professor de acordo com o relato de cada criança e as figuras devem ser colocadas para ilustrar as noticias lias e registradas.
Possibilidades:
  • Pode-se  eleger a noticia mais interessante.
  • Promover debate a partir das noticias veiculadas na sala de aula.
  • Produzir um jornal com noticias do bairro onde moram, dos diferentes acontecimentos realizados na escola etc.
9. FICHAS DE LEITURA
Objetivo: Relacionar os significados das diferentes palavras com o  mundo.
Material: Revistas velhas, tesoura, cola e papel cenário.
Participantes: Escrever no quadro negro ou em uma ficha uma palavra, por exemplo, ALEGRIA. Os alunos devem selecionar gravuras de coisas que proporcionam alegria às pessoas. Colar todas as gravuras em uma folha de papel cenário, discutir com os alunos o cartaz e solicitar às crianças que escrevam no caderno as coisas de que mais gostam.
Possibilidade:
  • Integrar a leitura e a escrita de palavras com a leitura do mundo.
10. SEU FULANO
Objetivo: Estimular habilidades de interpretar  e relacionar o seu nome com outras palavras.
Material: Fichas de palavras ( nomes dos amigos), folhas de papel ofício e lápis.
Participantes:  Todas as crianças.
Desenvolvimento: Com os pedaços dos nomes dos amigos, estimule-os a construírem outros nomes. Transformando-os em personagens com vida própria( quem são, onde moram, o que fazem, etc.) Cada aluno deve registrar o nome do seu fulano no caderno e contar para os colegas quem ele é.
Possibilidades:
  • Transformar os nomes construídos pelos alunos em personagens de histórias.
  • Selecionar um nome e construir  um acróstico.
11. QUEM É QUEM?
Objetivo: Estimular a oralidade.
Material: Papel ofício, lápis preto e lápis de cor.
Participantes.: Todas as crianças
Desenvolvimento: Cada aluno recebe uma ficha com o nome de um colega, que deve ser representado por um desenho. Depois o grupo tentar descobrir quem é o colega, apontando suas características.  Após descoberto  o seu nome com o desenho  deve ser colocado no mural.
    Possibilidades :
  •  Agrupar os nomes que iniciem ou que terminem com o mesmo som.
  • Agrupar os nomes cujas letras iniciais são as mesmas.
  • Selecionar as palavras que têm a mesma quantidade de letras.
JOGOS PEDAGÓGICOS:

Há uma infinidade de blogs e websites que tratam da educação e desenvolvimento infantil. Muitos desses sugerem ou disponibilizam gratuitamente para download variadas atividades de alfabetização. Confira abaixo alguns deles:
Além de uma seção inteira para o Alfabeto onde você encontra diversas atividades para alfabetização, como alfabetos para colorir em que cada letra é ligada a uma imagem relacionada (também para colorir), você também encontra:
– Cartilhas com diferente temas: circo, turma da Mônica, etc.
– Músicas sobre o alfabeto –  links para os arquivos de áudio e letrinhas.
Outro blog com grande variedade de atividades para alfabetização e letramento. Aqui o foco, como diz o nome, é a diversão. Todas as atividades são lindamente ilustradas. Seu filho vai brincar de colorir, recortar e colar, ligar colunas, etc; tudo relacionado ao aprendizado do alfabeto. Há também historinhas e versinhos simples para (tentar) praticar a leitura.
O diferencial desse blog é que ele oferece atividades voltadas para crianças disléxicas, explorando o que a autora define como ‘a dificuldade em identificar palavras diferentes misturadas em palavras de mesma letra’. Você encontra também atividades sobre a ordem alfabética e sobre como ensinar o uso de dicionários. Alguns desses materiais são pagos e direcionados a professores (para projetos escolares), mas pode valer a pena dar uma olhada.
Nesse site, além de joguinhos que podem ser impressos, há vários que podem ser jogados online. Vá a ‘Jogos’ e filtre as atividades para ‘Linguagem’. Super legal também é que você também pode filtrar os resultados de acordo com a idade do seu filho, evitando assim perder muito tempo avaliando quais joguinhos seriam apropriados.
5. Para o artigo Atividades Educativas em Casa: Idade Pré-escolar, criamos um joguinho chamado “Alfabeto Caseiro”.  Algumas vantagens dessa atividade são:
– Pode ser facilmente improvisada. Você não precisa imprimir nada; basta um pedaço grande de papel, caneta e fita adesiva.
– Seu filho terá que se movimentar bastante e terá um tempo estipulado para completar a atividade, o que torna a brincadeira ativa e emocionante!
–  Pode ser jogado em qualquer lugar, inclusive ao ar livre!
Agora basta separar papel, lápis de colorir, tesourinha, cola, etc e começar a brincadeira!
Sugestões e comentários sobre suas experiências são muito bem-vindos! Acesse o guia de atividades educativas de OMO para encontrar mais atividades como estas!

MAIS ATIVIDADES:

Construção do crachá de mesa:
  • ·         Entregarei para cada criança uma folha de papel com as medidas necessárias para colar no papel cartão  e canetinhas para que possam escrever seus nomes.
  • ·         Observarei se todos conseguiram escrever os nomes e se necessário uma intervenção.
  • ·         A importância do uso do crachá de mesa e a entrega pelo ajudante da sala.


Varal  com nomes e fotos.
  • ·         Como tenho ao lado de fora da sala painéis  o usarei como ferramenta, construindo juntos o varal com nomes (uso do alfabeto móvel) e fotos, com papeis coloridos, lantejoulas, barbantes, entre outros tipos de materiais.

·          
Escrita do nomes em ordem alfabética

·         Dividir a sala em grupos, tendo todos os nomes dos alunos
  • Pedir que observem as iniciais e colem as mesmas em uma cartolina seguindo a ordem alfabética











Disponível em: http://pedagogiaaopedaletra.com/a-alfabetizacao-brincando-com-as-letras-e-com-as-palavras/; https://www.omo.com.br/atividades-para-criancas/brincando-se-aprende-atividades-para-alfabetizacao/; http://alfabetizarbrincando.blogspot.com.br/. Acesso em: 03/03/2016.

Imagem disponível em: http://pibidalfabetizarbrincando.blogspot.com.br/. Acesso em: 03/03/2016.

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