segunda-feira, 5 de outubro de 2015

QUE ATIVIDADES PROPOR PARA UMA CRIANÇA EM NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO?



Os níveis da escrita não existem para rotular as crianças, discriminando-as por meio de expressões do tipo: "Vamos formar o grupo dos pré-silábicos"; "Alfabéticos, por favor ajudem os seus colegas silábicos", mas para que o/a alfabetizador/a conheça as dificuldades enfrentadas pelos/as alfabetizandos/as e possa oferecer oportunidades para que cada um aprenda de acordo com o seu nível de desenvolvimento. 

Analisando o som de cada sílaba de um nome/palavra, deve-se tentar formar novas palavras com essas mesmas sílabas, mesmo que isso pareça muito difícil.

Relacionando as letras do seu nome com os nomes de seus colegas, deve-se perguntar: Quais deles começam com a mesma letra? Quais deles têm a mesma quantidade de letras? Qual é o menor nome? Qual é o maior nome?

Na hipótese silábica o/a alfabetizando/a já percebeu que a escrita representa a fala. No entanto, entende que cada letra que utiliza representa um som falado, nem sempre de acordo com os fonemas da palavra em questão. O que lhe falta é perceber que o nosso sistema de escrita é composto por combinações de letras que determinam o som lido.

Nesse momento, o confronto da escrita do/a alfabetizando/a com o modo convencional de escrever se faz necessário e pode acontecer por meio de exercícios de completar lacunas em textos, com posterior problematização do modo como as palavras foram escritas. 

Outra possibilidade é pedir que o/a alfabetizando/a reescreva as palavras no caderno e tente ler cada uma, apontando quais letras correspondem ao som lido. Deve-se convidar o/a educando a pensar sobre o que falta em cada palavra.

É interessante também promover trabalhos em grupo, para que o/a educando/a compare a sua escrita com a dos/as colegas.

Vale a pena utilizar diariamente o alfabetário, para que o/a educando/a tenha sempre às mãos o alfabeto. Isso ajuda a pensar sobre as letras que precisam ser acrescentadas em sua escrita.

Deve-se fazer listas e ditados variados: de alfabetizandos/as ausentes e presentes; de livros de histórias; de ingredientes de uma receita; de listas de compras, etc.

Trabalhar com textos conhecidos de memória pode ajudar na conservação da escrita.

Outra opção é fazer dicionários ilustrados com as palavras aprendidas pela turma.

Pode-se fazer também trabalhos em duplas, onde um/a dita e o/a outro/a escreve, bem como a reescrita de notícias, histórias, pesquisas, canções, parlendas, trava-línguas.

Durante a transição do nível silábico-alfabético para o nível alfabético, a escrita representa a fala. Não mais se escreve aleatoriamente, mas com as letras que foram convencionadas ao longo da história da língua para representar cada palavra. Já se sabe aqui que geralmente é necessário mais de uma letra para representar cada emissão de voz (a sílaba).

Nível Silábico

Nesta fase surge a tentativa de dar um valor sonoro a cada uma das letras que compõe uma escrita. O nível silábico caracteriza-se, portanto, pelos aspectos que se seguem:
• Conflito com a exigência da quantidade mínima de letras;
• Na escrita de palavras tem a preocupação de não repetir letras;
• Quando silábico convicto, usa para cada som que emite, uma letra. Não há sobras;
• Pode ou não conhecer o valor sonoro convencional das letras e saber utilizá-las;
• Pode misturar letra com número na escrita de palavras, apesar de diferenciá-las;
• Lê apontando para cada letra;
• Leitura silábica

Objetivos:
- Reconhecer a primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;
- Comparar palavras memorizadas globalmente com a hipótese silábica
- Ouvir e compreender histórias;
- Completar palavras com as letras que faltam (observando que o número de letras presentes exceda sempre o número de sílabas da palavra).
- Desmembrar oralmente as palavras em suas sílabas;


Nível Silábico-Alfabético

Características: 
Ocorre, então a transição da hipótese silábica para a alfabética. O conflito que se estabeleceu entre uma exigência interna da própria criança (o número mínimo de grafias) e a realidade das formas que o meio lhe oferece, faz com que ela procure soluções.

Objetivos:
- organizar as frases do texto
- Dividir palavras em sílabas e fazer a contagem das sílabas
- Desenvolver palavras com as sílabas
- Produzir textos, ditados e listas 


ALGUMAS ATIVIDADES PARA O NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO:

      

Disponível em: http://pt.slideshare.net/elainemds/intervenes-no-processo-da-aquisio-da-escrita; http://atividadesescolaresonline.blogspot.com.br/2011/04/atividades-de-alfabetizacao-nivel.html. Acesso em: 05/10/2015.

Imagem disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/alfabetizar-todo-dia-431196.shtml. Acesso em: 05/10/2015.


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