ALFABETIZAR COM RÓTULOS E EMBALAGENS
Os rótulos e embalagens são portadores de textos que cumprem a função de informar, veiculando textos escritos curtos com imagens. Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania e, se bem trabalhados na alfabetização podem trazer contribuições importantes também para os avanços dos alunos no processo de aquisição da leitura e escrita. Sendo assim, essa coleção é composta por 15 aulas que têm por objetivo agrupar conteúdos sobre esse gênero textual, bem como apresentar as contribuições que o gênero oferece ao desenvolvimento cognitivo e social. As 3 primeiras aulas introduzem o trabalho com rótulos através de atividades que exploram a embalagem retirando as informações nela contidas. A aula 4 explica as principais diferenças entre rótulo e logotipo e a função de cada um. A aula 5 apresenta atividades que envolvem a leitura e a escrita a partir do trabalho com os rótulos e o alfabeto, utilizando também a informática para realizar jogos com marcas e rótulos. A coleção apresenta das aulas 6 a 11 diversas maneiras de trabalhar o gênero na sala de aula como produção textual, função dos rótulos, lista de produtos a partir de encartes e classificação dos mesmos quanto a sua utilidade. Com as aulas de 11 a 15 o aluno poderá ampliar seus conhecimentos sobre o gênero sendo incentivado a criar rótulos, embalagens, logotipos e elaborar propagandas a partir dos produtos criados.
Paulo Freire já dizia que a leitura do mundo precede a leitura da palavra, sendo assim, é importante valorizar os conhecimentos e experiências de vida dos alunos. Quando o ato educativo parte dos conhecimentos prévios dos estudantes e os estimula, passa a ter sentido real na vida deles.
Neste mundo capitalista, onde as pessoas são cada vez mais consumistas, os produtos industrializados ganham espaço nos armários, e as crianças veem desde pequenas latas, caixinhas potes e embalagens diversas ao seu redor. Aprendem a reconhecer e identificar os produtos mais utilizados em casa, e até mesmo alguns logotipos e marcas, conforme lhe são apresentadas.
Na escola, se o(a) professor(a) perguntar o que mais gostam de beber, poderá ouvir: água, leite, refrigerante, café, suco, achocolatado, vitamina e etc. Mas é mais comum se ouvir: Coca, Pepsi, Fanta Laranja, leite Ninho, Guaraviton, Todinho, Nescau e outros. Eles chamam os produtos pelas marcas e as identificam, seja pelo desenho, pelo cor ou pelas letras do rótulo.
A quantidade de marcas de produtos industrializados reconhecidas pelas crianças pode assustar os nutricionistas, mas na escola este conhecimento pode ser um aliado na educação. A partir dos rótulos de produtos é possível se alfabetizar, praticar a matemática, estudar geografia, fazer arte, produzir música, aprender culinária e até mesmo obter orientações alimentares. Ou seja, a partir de produtos concretos, com os quais os alunos têm acesso, é possível realizar atividades intra e interdisciplinares. Veja:
Linguagem oral e escrita
Através da leitura de rótulos é possível comparar letras, sílabas e palavras, com o próprio nome, com o nome do amigo ou com outras palavras. Pode ser estimuladas trocas de sílabas das palavras do rótulo e produção de textos com palavras-chaves.
Matemática
Outra proposta de atividade a ser desenvolvida com rótulos é a brincadeira de mercadinho, onde as crianças podem comprar, vender ou trocar os produtos, e assim aprender sobre moedas, notas e operações matemáticas. Com os rótulos também é possível fazer jogos, como quebra-cabeças e jogos de memória.
Natureza e sociedade
Trabalhos com rótulos e embalagens podem estimular o estudo sobre o sistema capitalista, industrialização, economia , globalização, consumo sustentável, reciclagem e meio ambiente ( leiaPreservação ambiental na Educação Infantil)
Arte e música
Com os rótulos também é possível fazer arte com reciclagem de rótulos e embalagens (Veja Dicas de reciclagens) e música com latas, latões, potes, garrafas e caixas. ( Leia Show de educação ambiental)
Existem inúmeras possibilidades para utilização de rótulos e embalagens na educação, basta usar a criatividade, mas é fundamental que o (a) professor(a) aproveite a oportunidade para ensinar os alunos a terem um olhar crítico sobre o consumo dos produtos industrializados, para que a escola não se torne mais um meio disseminador do consumo desenfreado.
Por que ensinar a ler etiquetas e embalagens?
As etiquetas e embalagens são portadores de textos que cumprem a função de informar. Dizem a composição do produto, que cuidados são exigidos para seu funcionamento e manutenção, data de validade, modo de usar e de armazenar o produto... Veiculam textos escritos curtos e utilizam imagens. Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania e, se bem utilizados na alfabetização, podem trazer contribuições importantes também para os avanços dos alunos no processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita verbal e não-verbal.
Trabalhando com rótulos e embalagens:
* Esclareça que rótulo é um impresso afixado em recipíentes e embalagens de produtos, apresentando informações sobre este produto, e contendo, geralmente, a logomarca da empresa fabricante.
* Solicitar que as crianças juntem rótulos diversos e tragam para a sala de aula.
* Montar um mural com os rótulos, realizando diversas explorações.
* Pedir que escolham um rótulo:
- Colar o rótulo em uma folha de sulfite A4.
- Circular a logomarca no rótulo escolhido.
- Destacar a letra inicial da logomarca.
- Pintar as letras do rótulo que estão no seu nome.
- Contar o número de letras contidas na logomarca do rótulo e registrar por meio de desenhos e números.
- Ilustrar para que serve o produto que continha esse rótulo.
- Com ajuda da professora, localizar a data de fabricação do produto, a data de validade, o peso líquido.
- Questionar: Para quem este texto é escrito? Todas as palavras do rótulo são escritas com o mesmo tipo de letra? Por que algumas palavras são escritas com letras maiores?
- Colar o rótulo em uma folha de sulfite A4.
- Circular a logomarca no rótulo escolhido.
- Destacar a letra inicial da logomarca.
- Pintar as letras do rótulo que estão no seu nome.
- Contar o número de letras contidas na logomarca do rótulo e registrar por meio de desenhos e números.
- Ilustrar para que serve o produto que continha esse rótulo.
- Com ajuda da professora, localizar a data de fabricação do produto, a data de validade, o peso líquido.
- Questionar: Para quem este texto é escrito? Todas as palavras do rótulo são escritas com o mesmo tipo de letra? Por que algumas palavras são escritas com letras maiores?
* Ao trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as formas, as cores, os desenhos, mas também os nomes escritos: logomarca e nome do produto, quantidade, peso, data de fabricação e validade, etc. É importante questionar os alunos, perguntando para que servem todos os escritos e desenhos: Só para enfeitar? Existe outra finalidade? Qual? Por que precisamos ler o que está escrito? Chamar a atenção de que todas as características apontadas no texto da embalagem têm a finalidade de atrair a atenção dos consumidores para que comprem o produto.
* As embalagens, portanto, são portadoras de muitos textos e se constituem em recurso de grande valia não só para gerar atividades de leitura e de escrita, como para desenvolver o espírito crítico do aluno.
Disponível em: http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/2013/05/alfabetizacao-com-rotulos.html; http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2009/05/rotulos-e-embalagens-na-alfabetizacao.html; http://cantinho-priscila.blogspot.com.br/2011/04/atividades-com-rotulos.html; http://www.educasempre.com/2012/02/aprendendo-com-rotulos-e-embalagens.html; http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=492; http://mundinhodacrianca10.blogspot.com.br/2012/09/atividades-trabalhando-rotulos.html. Acesso em: 09/10/2015.
PARABÉNS AS ATIVIDADES COM RÓTULOS SÃO ÓTIMAS. ADOREI.
ResponderExcluirOlá, amei as atividades usarei futuramente com meus alunos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExcelente sua ideia de trabalhar com rótulos, aula dinâmica e interessante
ResponderExcluirPARABÉNS ATIVIDADES MARAVILHOSAS...
ResponderExcluirQue sequência bem elaborada parabéns
ResponderExcluirExcelente trabalho!
ResponderExcluir