terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O QUE A ESCRITA DAS CRIANÇAS NOS DIZ?



  



- A escrita das crianças nos apontam para o que já foi aprendido e o que ainda não foi, possibilitando que guiemos nossas ações pedagógicas a partir das hipóteses já construídas.

- A escrita das crianças nos evidenciam a existência de regularidades e irregularidades na construção das hipóteses. Daí surgem as diferenciações para a escrita da palavra cavalo: CVU e KAO. 

- A escrita das crianças revelam a prevalência das vogais na hora de representar uma palavra. Ex: CVO e CAU (para a escrita da palavra cavalo).

- As escrita das crianças mostra algumas vezes que já se percebeu que as letras representam os sons da fala e que há uma correspondência nisso. Ex: Na escrita da palavra cavalo, KVL mostra que o K corresponde à sílaba CA (ambas com o mesmo som) e as consoantes foram corretamente grafadas, porém não acompanhadas das vogais.

- A escrita das crianças mostra o que elas estão pensando, que noções estão construindo e o que ainda falta para se chegar ao nível alfabético ou ao nível ortofráfico.

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=escrita+de+crian%C3%A7a&es_sm=122&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=Sh3RVNa1Nc7jsASs3YKwDA&ved=0CAgQ_AUoAQ. Acesso em: 03/02/2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário