quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

HISTÓRIAS E ALFABETIZAÇÃO

Resultado de imagem para historias

História n.º 1 
A família das letras
(O alfabeto)

Era uma vez, uma cidade.
Nesta cidade havia uma casa.
Nesta casa morava uma família: a família das letras.
A família das letras é uma família normal, cheia de defeitos e virtudes, igual às nossas famílias.
O pai é o Sr. K (ká); A mãe é a Dona W (Dábliu) e há um tio solteirão que mora junto, o Tio Y (ípsilon).
(Professora, esta foi uma maneira que encontrei para apresentar também às crianças estas 3 letras: k, w, y, que existem mas não têm aplicação a não ser em nomes próprios. Muitos alunos têm nome onde entra uma ou mais destas letras e elas não são ensinadas, nem ao menos comentadas: Kelly, Yara, Yuri, Yago, Wellington, Wesley....)

Na casa há também os filhos do casal: 18 meninos e 5 meninas.
As meninas são: Ada, Eda, Ida, Oda e Uda(Mostrar as 5 meninas no cartaz. Mas atenção! É só para mostrar! Não é pra ficar decorando os nomes, nem pra ficar escrevendo. Prestar atenção que no cartaz está tudo em letra minúscula, mesmo os nomes próprios – e tudo em manuscrita. É porque neste início do processo nós não vamos usar maiúsculas, nem letras de forma. Fazer observar a posição da boca de cada uma das meninas, dizendo:)

Ada está com a boca bem aberta, porque está falando:aaaa.
Eda está como que sorrindo, porque está dizendo eeeee.
Ida está sorrindo também com um sorriso beeeem fininho, porque está falando:iiiii.
Oda está fazendo um bicão grosso e dizendo: ooooo.
Uda faz um biquinho fino e espichado pra frente ao fazer:uuuu.

(Profª, caprichar no som e nos gestos labiais.)

Os meninos não gostavam das irmãs. Brigavam com elas, não brincavam com elas, não saíam com elas, nem as queriam por perto.
Num dia, eles brigaram com as irmãzinhas. Falaram tanto, gritaram tanto, tanto, que começaram a ficar roucos. E, mesmo roucos continuaram falando, falando e foram ficando mais roucos, mais roucos, até que perderam a voz! Ficaram como se fossem mudos!
As meninas não ficaram roucas nem perderam a voz, porque no dia da briga elas ficaram quietinhas num canto, com medo de apanhar. Por isso, a voz delas sai normal, como antes.

E vejam que ironia! Os meninos, que antes não queriam nem ver as irmãs, agora precisam da ajuda delas pra soltar a voz! Têm de dar a mão a uma delas, para que elas os ajudem a pronunciar seu som.

(Seguem comentários sobre alguns dos “meninos”, vozes e gestos.
Falou-se sobre o alfabeto e suas características: 18 consoantes e 5 vogais. Falou-se que vogais são sonoras, que as consoantes são mudas; falou-se que é preciso que uma consoante esteja junto a uma vogal para ter som. Tudo isso foi falado dentro de uma historinha sem que se pronunciasse as palavras: alfabeto, vogais ou consoantes. As crianças entendem sem ter de usar palavrório inútil e de duvidoso poder de ensino.) 
Por serem as historinhas em seqüência, fica difícil entender uma história intermediária sem conhecer as anteriores. Mesmo assim, vale a pena conhecer mais duas.

História nº 40
Zazano, o Homem-Abelha
Letra z

Zazano é outro irmão das letras. Ele assistia a tudo quanto era filme de TV e adorava os super-heróis: Homem-Aranha, Capitão América, Batman, Capitão Márvel etc.
Zazano sonhava que era um super-herói daqueles com identidade secreta que se transformam, voam, batem nos bandidos, prendem os maus, recebem tiro mas não morrem, são bonitos, jovens e fortes, estão sempre ajudando os bons e auxiliando a justiça.
Tanto ele pensou nisso, que atraiu a realização do desejo: num dia de tempestade, foi atingido por um raio e desmaiou. O raio transmitiu-lhe energias diferentes e, quando acordou, era um super-herói!
Transformou-se no Super-Zazano, o Homem-Abelha! E agora, ele conseguia voar!!!
Ele, que antes era fraco, magro, sem forças para nada ficou fortão com músculos avantajados - e passou a trabalhar contra a maldade. Passou a trabalhar nas escolas defendendo as crianças boas e castigando as más, as briguentas e as que pegam “sem querer” os objetos dos colegas de classe. O castigo do Super-Zazano era assim: fazia errar as lições, gaguejar na leitura, errar no cálculo, errar nos ditados e nos deveres de casa.
Quando o Zazano quer se transformar no Super-Zazano, ele grita as palavras mágicas: za-ze-zi-zo-zu!- e pronto! Já sai voando com as asas compridas para baixo, parecendo uma capa longa. Ao voar, o Super-Zazano faz umsomparecido ao barulhinho de uma abelha. Daí, o seu nome: Homem-Abelha.
barulhinho da abelha feito pelo Super-Zazano faz é assim: (segue o ensino da emissão de voz constante no Manual da Professora.)
Profª.: ensinar bem este som para que não se assemelhe ao som s. O z tem som longo e grave como abelha voando; o ar desliza suave para fora. O z é sonoro, leve, delicado; o s é sibilado, seco, estridente. Aprenda você, a fazer este som; treine seus próprios ouvidos em casa para perceber, em classe, alguém que esteja fazendo s em lugar de z.
E continuar contando:
Mas o Super-Zazano não conseguiu formar muitas palavras porque seu poder de super durava pouco e, quando menos esperava, deixava de ter poderes para voltar a ser simples mortal. Se ocorresse a destransformação no meio dos irmãos, descobririam sua identidade secreta. Por isso, evitava se expor muito.
A letra do Super-Zazano tem o nome de zê.
Seguem bastas instruções para o ensino e aprendizagem da forma da letra associada ao som. Há mais uma história que introduz o z final: az, ez, iz, oz, uz

História n.º 55
Agá, o bebê gigante
(Letra h)

 
Numa manhã ao abrir a porta da casa, aDona W encontrou um bebê num cestinho!
Era uma criança linda e esperta, mas, com certeza, filha de gigantes, porque era grande, maior que algumas letras da casa.
As letras ficaram felizes, queriam brincar com o bebê, mas a Dona W falou que nenê não é brinquedo. Necessita de banho de alimento e de cama. Portanto, deram um banho nele, colocaram fraldas e roupinhas limpas, deram-lhe mamadeira e o puseram pra dormir.
Quando o bebê acordou quis ir pro chão e já saiu engatinhando. Ele engatinhava assim: com o bumbum pra cima, mãos apoiando no chão e pés arrastando (ver ilustração). Como ele era muito grande, sua cabecinha tocava o teto da casa! (tocava a linha de cima, por ser letra em laçada alta).
O bebê recebeu o nome Agá.
Agá, vendo as letras formando palavrinhas, quis brincar de formar palavras também, mas ele não tinha som! O Agá não fazia nenhum som, não porque houvesse participado daquela briga com as irmãs, porque na época ele nem fazia parte da família. Ele não tinha som porque era nenê, e nenê não sabe falar.
Mesmo não tendo som, as outras letras deixaram-no formar algumas palavrinhas senão ele fazia birra, batia os pezinhos e chorava quando não lhe satisfaziam as vontades.
E ele era cheio das vontades! Na formação das palavras, queria ir à frente puxando a fila. Atrás dele ia sempre uma menina porque as mulheres são mais cuidadosas com as crianças que os rapazes.
Assim, ele formou muitas palavrinhas em que ia à frente da fila seguido por uma das irmãs; formou palavras, como por exemplo: horta, hortelã, história, hoje, homem – mas como ele não tem som, a gente lê a partir da menina que está segurando o pé dele: orta, ortelã, istória, oje, omem. (a palavrahistória é com h).

(Seguem os exercícios para aprendizagem. Há mais 3 histórias onde entra oh: lh, ch, nh.)
Como se observa, é difícil ao aluno deixar de aprender. Com a ajuda das historinhas ele grava a forma da letra. Nas histórias aqui apresentadas não foi falado o som das consoantes mas há todo um ensinamento à professora de como aprender o som para si mesma e como passá-lo às crianças. Quando há som na letra, o alunado grava-o associado à sua forma, de maneira a não fazer confusão entre sons semelhantes.
As ilustrações aqui apresentadas aparecem no livro em preto e branco.

Disponível em: http://www.professoradepapel.com.br/TresHistorias.php. Acesso em: 12/02/2015.

Imagem disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/programas_projetos/contar_historias/index.php?p=74. Acesso em: 12/02/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário