terça-feira, 7 de outubro de 2014

ALFABETIZAR LETRANDO É POSSÍVEL?


Quando ouço alguém dizendo que é importante ou desejável alfabetizar letrando, algo me vem à cabeça: se alfabetizar remete ao processo de aprendizagem do código da língua escrita e se o processo de letramento envolve todas as demais aprendizagens implicadas nesse ato de aprendizagem relativas à comunicação e à interação com a nossa língua, então estamos aprendendo isso desde que nascemos e não precisamos de um/a profissional (no caso o/a professor/a) que nos ensine a ser "letrados". Fazemos isso naturalmente, convivendo com o código linguístico, em suas mais diversas formas de apresentação (gêneros textuais diversos), disponível para todos/as. Isso vai se efetivando na medida em que a criança vai tomando contato com esses diversos materiais em sua vida cotidiana, desde suportes como letreiros, placas, panfletos, os quais disponibilizam tanto letras quanto números e palavras (ainda enquanto códigos indecifráveis), mas já entendidos por ela enquanto códigos social e culturalmente construídos, até registros mais elaborados do ponto de vista da escrita de um texto, como bilhetes escritos em sua própria casa, propagandas, jornais, revistas, livros impressos e as mais diversas tecnologias digitais disponíveis hoje (computador, notebook, tablet, smartphone, etc). Diante de tudo isso, é impossível afirmar que as nossas crianças chegam à escola aos 6 anos (e mesmo agora com a proposta de chegarem aos 4 anos) para serem alfabetizadas letrando. Essas crianças já vêm sendo letradas e também algumas já iniciaram o processo de alfabetização. Apenas darão continuidade nesse processo... 

Imagem disponível em: http://wwwmdtbletramento.blogspot.com.br/. Acesso em: 07/10/2014.

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