terça-feira, 21 de outubro de 2014

ALFABETIZAÇÃO DE BEBÊS


Muito me assusta imagens como essa em que crianças (de mais ou menos 3 anos) são levadas a se alfabetizarem desse modo tão cedo. Digo desse modo, porque a alfabetização não é apenas o gesto mecânico demonstrado acima, se a entendemos conjuntamente com o processo de letramento, onde a criança vai tomando contato com o mundo e os materiais de leitura que nele estão disponíveis "naturalmente", sem a necessidade de um processo de ensino da decodificação das letras e números nessa idade. Isso na minha opinião é um crime! Falo isso porque sempre ouço a minha afilhada dizer: "Dindinha, ainda bem que saí daquela outra escola, né?". Aí eu pergunto por que e ela responde: "Porque lá eles davam muito dever!! E eu sou criança, né?!". Pra mim isso já basta como argumento para uma infância mais livre dessas normatizações relacionadas ao processo da alfabetização formal, uma infância para brincar, para aprender brincando, com liberdade, com prazer!!!

Imagem disponível em: http://maternidadenamedidacerta.blogspot.com.br/2011/10/metodo-doman.html. Acesso em: 21/10/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário