domingo, 10 de julho de 2016

ALFABETIZAÇÃO EM CASA?



Hoje me deparei com uma "chamada", um "link" que me deixou incomodada. Trata-se de uma apostila intitulada "As 5 etapas para alfabetizar seus filhos em casa: o guia definitivo". O material é disponibilizado em DOWNLOAD GRATUITO e se propõe a O trazer "a essência do método eficaz de alfabetização criado pelo prof. Carlos Nadalim, ao longo de cinco anos de pesquisas". Esse método é "repleto de exercícios divertidíssimos, que, além de ensinarem, aproximam pais e filhos". Por meio de um e-book, o material pretende auxiliar pais e mães em sua casa, na "pré-alfabetização de seus filhos". Diante disso, faço algumas afirmações:

- Está claro aqui uma desprofissionalização da docência.
- Faltou fazer uma diferenciação entre ensinar e ajudar com base naquilo que já foi ensinado (no dever de casa, por exemplo).
- Há aqui um consenso assustador que pressupõe que haja um melhor método para se alfabetizar.
- A visão aqui retratada remonta à Idade Média, em que os professores iam nas casas das crianças de famílias abastadas para lhes ensinar a ler e a escrever.
- É disponibilizada aqui uma visão simplista da alfabetização (como mera codificação e decodificação), algo que já se considera superado ou ao menos ultrapassado nas teorias sobre alfabetização.


Disponível em: http://www.comoeducarseusfilhos.com.br/ebook-5-etapas/. Acesso em: 10/07/2016.

Imagem disponível em: http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/Marcia/marcia.htm. Acesso em: 10/07/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário