ABC DO CEALE/UFMG
Apresento a seguir alguns dos verbetes do Glossário de Alfabetização do Ceale/UFMG. Selecionei aqui apenas alguns dos verbetes das três primeiras letras desse Glossário - A, B e C.
Alfabetização digital
Autor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE
O termo alfabetização digital tem sido usado para designar um tipo de aprendizado da escrita que envolve signos, gestos e comportamentos necessários para ler e escrever no computador e em outros dispositivos digitais. Podemos pensar numa alfabetização feita com instrumentos digitais, em ambiente digital e no contexto de letramento digital. Os instrumentos digitais trazem novas formas de produção, transmissão, circulaç&at ...
Alfabetização
Autor: Magda Soares
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE
A palavra alfabetização é de uso comum e frequente, não só no léxico específico de profissionais do ensino e da Educação, mas também no léxico de todos os indivíduos, alfabetizados ou não, de uma sociedade letrada. Entre estes últimos, há em geral concordância quanto ao conceito que a palavra alfabetização nomeia: pergunte-se a qualquer pessoa o que &eacu ...
Alfabetização como processo discursivo
Autor: Ana Luiza Bustamante Smolka
Instituição: Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP / Faculdade de Educação
O modo de conceber a alfabetização como processo discursivo surgiu em meados da década de 1980, a partir de interlocuções com autores no campo da Psicologia, da Educação e dos Estudos da Linguagem, e de um concomitante trabalho de atuação e investigação com crianças pré-escolares e nos primeiros anos de escolarização. Um argumento central nessa perspectiva é o da na ...
Alfabetização de jovens e adultos
Autor: Francisca Izabel Pereira Maciel
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE
Em sentido estrito, alfabetização é o ensino e a aprendizagem do sistema alfabético de escrita. Assim, indivíduos alfabetizados – crianças, jovens ou adultos – deverão ser capazes de codificar e decodificar esse sistema, por meio da escrita e da leitura. O que difere a alfabetização de jovens e adultos da alfabetização de crianças é especialmente o público a quem se ...
Alfabetização digital
Autor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE
O termo alfabetização digital tem sido usado para designar um tipo de aprendizado da escrita que envolve signos, gestos e comportamentos necessários para ler e escrever no computador e em outros dispositivos digitais. Podemos pensar numa alfabetização feita com instrumentos digitais, em ambiente digital e no contexto de letramento digital. Os instrumentos digitais trazem novas formas de produção, transmissão, circulaç&at ...
Alfabetização funcional
Autor: Claudia Lemos Vóvio
Instituição: Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP / Departamento de Educação, Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
A alfabetização funcional diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita para fins específicos, para a realização de tarefas cotidianas, do âmbito profissional e da convivência comunitária. A qualificação funcional atribui à alfabetização um caráter instrumental – assim, o ensino da leitura e da escrita vincula-se ao desenvolvimento de certas capacidades relac ...
Ambiente alfabetizador
Autor: Sara Mourão Monteiro
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/ Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE)
A expressão ambiente alfabetizador se tornou uma referência para a discussão de aspectos metodológicos da alfabetização nos meados da década de 1980. Com a difusão do ideário construtivista, para o qual o foco é a criança e seu processo de conceitualização da escrita, a interação da criança com esse objeto de conhecimento ganhou uma grande importância nos encaminhamentos ...
Avaliação Diagnóstica
Autor: Gladys Rocha
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE
Um conjunto expressivo da literatura denomina diagnóstica a avaliação realizada no início de determinado momento da escolaridade, visando à apreensão de aprendizagens relativas a processos e/ou percursos anteriores. Nessa acepção, a avaliação diagnóstica tem o objetivo de auxiliar no delineamento de pontos de partida de processos de ensino. No discurso pedagógico, aavaliação diagn& ...
Bebetecas (bibliotecas para a primeira infância)
Autor: Mônica Correia Baptista
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (CEALE) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPEI)
Bebeteca é uma biblioteca especializada no atendimento à primeira infância (crianças de oito meses a seis anos de idade), cujos objetivos são: 1. Promover situações de leitura para crianças que se encontram na fase incipiente de contato com a linguagem escrita e que ainda não fazem uso autônomo dessa linguagem; e 2. Capacitar promotores de leitura – pais, professores, bibliotecários e voluntários &nd ...
Caligrafia
Autor: Diana Gonçalves Vidal
Instituição: Universidade de São Paulo-USP / Faculdade de Educação/ História da Educação
O dicionário Houaiss registra o aparecimento, em Língua Portuguesa, da palavra calligraphia em 1836. O mesmo dicionário sustenta que, já em 1569, o termo existia em francês e que etimologicamente recua à Grécia Antiga, na expressão kalligraphia. Márcia Almada sugere um uso ainda mais remoto da palavra em português, localizado no livro Eschola popular de primeiras letras, editado pela Real Imprensa da U ...
Caligrafia
Autor: Diana Gonçalves Vidal
Instituição: Universidade de São Paulo-USP / Faculdade de Educação/ História da Educação
O dicionário Houaiss registra o aparecimento, em Língua Portuguesa, da palavra calligraphia em 1836. O mesmo dicionário sustenta que, já em 1569, o termo existia em francês e que etimologicamente recua à Grécia Antiga, na expressão kalligraphia. Márcia Almada sugere um uso ainda mais remoto da palavra em português, localizado no livro Eschola popular de primeiras letras, editado pela Real Imprensa da U ...
Campo semântico
Autor: Rodolfo Ilari
Instituição: Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP / Instituto de Estudos da Linguagem-IEL
Ao lado dos adjetivos semântico, lexical ou nocional, a palavra campo tem sido usada para dar contornos mais precisos à ideia (de Saussure, o fundador da linguística moderna) de que, ao explicar qualquer signo linguístico, os falantes da língua enveredam por vários tipos de associações. Saussure ilustrou essa ideia mediante uma representação em que, do signo ensinamento, partem v&aac ...
Cartilhas e materiais para aprender a ler
Autor: Francisca Izabel Pereira Maciel, Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE
Nos verbetes de diferentes dicionários brasileiros, o termo cartilha “designa um pequeno caderno que contém as letras do alfabeto e os primeiros rudimentos para aprender a ler; carta do abc” (Houaiss); “é diminutivo de carta, livro ou carta para ensinar a ler” (Caldas Aulete); “é livro para ensinar a ler” (Koogan/Houaiss) ou, ainda, “é livro para aprender a ler" (Aurélio Buarque de Holanda). A difer ...
Ciclo de alfabetização
Autor: Ceris Salete Ribas da Silva
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE
Utiliza-se na Educação brasileira a palavra ciclo para designar cada um dos níveis em que se divide o tempo do ensino público. A nova lógica temporal instituída pelos ciclos, em contraposição ao antigo sistema seriado, orienta-se pelas necessidades de aprendizagem do educando e, consequentemente, o tempo escolar passa a ser organizado em fluxos mais flexíveis, mais longos e mais adequados às metas propostas pelo ...
Caligrafia
Autor: Diana Gonçalves Vidal
Instituição: Universidade de São Paulo-USP / Faculdade de Educação/ História da Educação
O dicionário Houaiss registra o aparecimento, em Língua Portuguesa, da palavra calligraphia em 1836. O mesmo dicionário sustenta que, já em 1569, o termo existia em francês e que etimologicamente recua à Grécia Antiga, na expressão kalligraphia. Márcia Almada sugere um uso ainda mais remoto da palavra em português, localizado no livro Eschola popular de primeiras letras, editado pela Real Imprensa da U ...
Campo semântico
Autor: Rodolfo Ilari
Instituição: Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP / Instituto de Estudos da Linguagem-IEL
Ao lado dos adjetivos semântico, lexical ou nocional, a palavra campo tem sido usada para dar contornos mais precisos à ideia (de Saussure, o fundador da linguística moderna) de que, ao explicar qualquer signo linguístico, os falantes da língua enveredam por vários tipos de associações. Saussure ilustrou essa ideia mediante uma representação em que, do signo ensinamento, partem v&aac ...
Cartilhas e materiais para aprender a ler
Autor: Francisca Izabel Pereira Maciel, Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE
Nos verbetes de diferentes dicionários brasileiros, o termo cartilha “designa um pequeno caderno que contém as letras do alfabeto e os primeiros rudimentos para aprender a ler; carta do abc” (Houaiss); “é diminutivo de carta, livro ou carta para ensinar a ler” (Caldas Aulete); “é livro para ensinar a ler” (Koogan/Houaiss) ou, ainda, “é livro para aprender a ler" (Aurélio Buarque de Holanda). A difer ...
Ciclo de alfabetização
Autor: Ceris Salete Ribas da Silva
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE
Utiliza-se na Educação brasileira a palavra ciclo para designar cada um dos níveis em que se divide o tempo do ensino público. A nova lógica temporal instituída pelos ciclos, em contraposição ao antigo sistema seriado, orienta-se pelas necessidades de aprendizagem do educando e, consequentemente, o tempo escolar passa a ser organizado em fluxos mais flexíveis, mais longos e mais adequados às metas propostas pelo ...
Comunidades de leitores
Autor: Maria de Lourdes Dionísio
Instituição: Universidade do Minho-Portugal / Instituto de Educação
Uma busca rápida em qualquer site de pesquisa devolve-nos milhares de referências a comunidades de leitores. São blogues de pessoas singulares ou coletivas, convites de clubes de leitura, anúncios de eventos em bibliotecas e até publicidade de editoras e livrarias. Nesse sentido, uma comunidade de leitores consiste num grupo de pessoas que se reúne periodicamente para debater obras previamente acordadas, sugeridas ou não por um co ...
Construtivismo
Autor: Maria das Graças de Castro Bregunci
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE
Do ponto de vista etimológico, o vocábulo Construtivismo deriva de termos latinos referentes ao ato de construir, constituir,estruturar ou formar. A utilização do substantivo Construtivismo ou do adjetivo Construtivista se aplica a diversas áreas do conhecimento, tais como Matemática, Arquitetura, Informática, Artes, Linguística, Sociologia, Psicologia, Pedagogia. No campo ...
Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/. Acesso em: 14/07/2016.
Imagem disponível em: http://geplei.sites.ufms.br/?p=395. Acesso em: 14/07/2016.
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