terça-feira, 21 de junho de 2016

UMA CRIANÇA "LEITORANDO" 
 

 
 Alguns neologismos criados:
"leitora"
"Leitorando"
"leitorar"

Uma criança que "leitora" quer entender aquilo, para muitos de nós, é óbvio: como as letras se juntam umas às outras e formam palavras (as coisas que elas veem, conhecem, falam o tempo todo, mas que ainda não entendem o funcionamento. "Leitorar" pode ser entendido como um exercício de tentar entender (ler/entender esse mundo). Quando uma criança está "leitorando", ela quer saber como alguns traços, símbolos e imagens se diferenciam de outros. Ela busca saber se eles são infinitos, se têm características comuns. A criança está "leitorando" quando quer compreender por que alguns desses traços, sinais ou símbolos (as letras, as sílabas, as palavras, as imagens, os textos) aparecem muitas vezes e outros raramente na nossa cultura. Quando está atenta ao "leitorar", a criança começa a ver tudo isso por todos os lugares onde passa (nas ruas, nas padarias, nos supermercados, nas lojas, nos bilhetes, em sacos de pão, na internet, etc). A criança "leitorando" também se interessa muito pelos livros. Com eles, vê coisas, imagina outras, modifica o seu mundo. Com eles, vê coisas, modifica o seu mundo. "Leitorando", a criança também estará em permanente mudança, instigada a sempre ver mais, de novo e o novo.

Gabriela Silveira Meireles

Imagem disponível em: http://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=12182. Acesso em: 21/06/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário