segunda-feira, 18 de abril de 2016

CRIANÇAS PERGUNTAM,
 ADULTOS RESPONDEM SOBRE O IMPEACHMENT
   

1. O que é o impeachment?

É a possibilidade de o/a Presidente/a da República ser afastado do poder em casos de crimes contra o bem público, previstos em suas Constituições. Nesse caso, ocorre um processo que é denominado de impeachment, para que o/a Presidente/a seja afastado do cargo, até que outro/a parlamentar seja eleito/a.

2. Por que as pessoas estão brigando?

Porque tem pessoas que querem que a Presidenta saia do governo e outras que querem muito que ela fique no governo. Cada grupo tem seus motivos para lutar.

3. Por que as pessoas xingam e vaiam quando as outras falam?

Isso ocorreu nesse último domingo (17/04/2016) na votação dos deputados. Ocorre assim porque essas pessoas, mesmo grandes, ainda não aprenderam a se respeitar, ou seja, que "quando um fala, o outro escuta".

4. Por que querem tirar a Dilma de lá? 

Porque algumas pessoas acham que ela roubou (o chamado "crime de responsabilidade fiscal"). Outras pessoas querem que ela e todos/as os/as membros do PT se dêem mal.

5. Por que algumas pessoas estão de verde e amarelo e outras de vermelho?

Porque algumas pertencem a uma maioria conservadora que diz não ser de nenhum partido político (usam as cores da nossa bandeira - verde e amarelo) e outras defendem os direitos da democracia, do povo, das minorias e por isso precisam lutar mais (vermelho é a cor da luta).

6. Por que fizeram um muro em Brasília? 

Para separar quem era a favor e quem era contra a saída da Dilma do governo. E também porque menosprezam a nossa civilidade (ou seja, a capacidade de pensarmos diferente e mesmo assim não brigarmos).

7. A Dilma é mesmo uma ladra? Ela roubou dinheiro da gente? 

Por por enquanto ninguém sabe se ela roubou de verdade, mas mesmo assim a chamam de ladra.

8. Por que tem gente que ficou muito triste com a saída da Dilma?

Porque ela e o PT fizeram muitas coisas boas para o nosso país, principalmente para as pessoas pobres que mais precisam (Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, investimento em agricultura, assentamento de terras, programas de ampliação da educação superior, etc).

9. Como podemos salvar o Brasil?

Somente lutando a favor da democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário