segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

DINÂMICAS DE GRUPO PARA O 
1º DIA DE AULA

As Dinâmicas de Grupo nunca foram tão procuradas e praticadas como nos dias de hoje. É inegável dizer que o ser humano é um ser lúdico e, portanto, um ser que precisa de Movimento, Desafio, trabalhar de forma Cooperativa, e ter um Propósito. As dinâmicas englobam e suprem essas necessidades e podem atuar como importantes aliadas do processo de ensino e de aprendizagem, bem como nos relacionamentos entre professor/a e alunos/as e entre alunos/as e alunos/as.
ALGUMAS DINÂMICAS PARA O INÍCIO DAS AULAS:


GRANDE ABRAÇO <ul><li>Coloque uma música de fundo e peça para que os alunos andem aleatoriamente.  Ao desligar ou baixar o...

GARRAFA DOS ELOGIOS <ul><li>Material:  Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante).  </li></ul><ul><li>O grupo deve senta...

A DANÇA DAS CADEIRAS <ul><li>Fazer uma roda com cadeiras e em número inferior (-1) ao número de crianças participantes. Co...

JOGO DOS RÓTULOS <ul><li>MATERIAL:  Rótulos (feitos pelo professor) e fita adesiva. </li></ul><ul><li>As crianças andam li...

CAIXINHA DE SURPRESAS <ul><li>Quando a música pára, quem está com a caixa na mão cumpre uma tarefa. </li></ul><ul><li>MATE...

WORD PAINT  <ul><li>MATERIAL :  Papel e lápis. </li></ul><ul><li>Os jogadores devem dividir-se em 2 grupos. O primeiro gru...

OUTRAS DINÂMICAS:

Dinâmica do Feitiço Virou contra o Feiticeiro – Respeito entre as crianças

Objetivo: não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si
Material: papel e caneta
Procedimento: forma-se um círculo, todos sentados, cada um escreve uma tarefa que gostaria que seu companheiro da direita realizasse, sem deixá-lo ver. Após todos terem escrito, o feitiço vira contra o feiticeiro, que irá realizar a tarefa é a própria pessoa que escreveu. “não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si”. Respeito ao próximo.

Dinâmica do Urso de Pelúcia

Objetivo: mostrar que o outro é importante pra nossa vida
Material: um urso de pelúcia
Procedimento:
Forme um círculo com todos e passe o urso de mão em mão, quem estiver com o urso deverá falar o que tem vontade de fazer com ele. No final que todos falarem deve-se pedir para que façam o mesmo que fizeram com o urso com a pessoa do lado.


Dinâmica do Pirulito

Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida
Material: Pirulito para cada participante.
Procedimento: Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre.


Vamos ao passo-a-passo: Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito.
Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido.
Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo.
Você pode usar uma bala também, ela pode ser utilizada na reunião de pais, para simbolizar o trabalho entre escola e família, ou na reunião de professores, onde o coordenador pedagógico pode falar sobre a importância do trabalho em conjunto dos professores das diversas disciplinas.

Dinâmica de Grupo com Bexigas

A aplicação da técnica inicia-se com as pessoas reunidas em círculo e no centro uma bexiga para cada participante. Cada pessoa pega enche a sua bexiga e após amarrá-la é dada a proposta de que o grupo deve mantê-las voando. Então, o monitor responsável pela dinâmica deve ir retirando os participantes lentamente, um por vez.
O número de bexigas continuará o mesmo, porém o número de pessoas será cada vez menor, até chegar a ponto de não mantê-las mais suspensas.
Objetivo da atividade: Ressaltar a importância do trabalho em equipe.
Existem uma infinidade de dinâmicas com bexigas e variações sutis entre uma e outra, então veja qual delas é mais fácil de você fazer e qual atende melhor seus objetivos.
Todos esses tipos de dinâmicas são ótimas para as crianças e também são ótimas dinâmicas de grupo para professores, sendo que boa parte delas, podem ser aplicadas para crianças, jovens e também adultos, dentro e fora da sala de aula.
Disponível em: http://www.atividadeseducacaoinfantil.com.br/brinquedos-e-brincadeiras/dinamicas-grupo-criancas/. Acesso em: 01/02/2016.
Disponível em: http://pt.slideshare.net/Alvesana/jogos-para-1-dia-de-aulas. Acesso em: 01/02/2016.
Disponível em: http://www.sosprofessor.com.br/blog/dinamicas-de-grupo-para-sala-de-aula/. Acesso em: 01/02/2016.
Imagem disponível em: http://www.alienado.net/dinamicas-para-criancas/. Acesso em: 01/02/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário