quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O BRINCAR NA ALFABETIZAÇÃO


O brincar e a alfabetização parecem coisas distantes, distintas, mas nem sempre o são. Enquanto professora do 1º ano do ensino fundamental, eu considerava a brincadeira como fazendo parte das atividades propostas na alfabetização. Sendo assim, era comum chegar em minha sala e ver os/as meus/minhas alunos/as dançando, fazendo coreografias e cantando músicas, jogando jogos pedagógicos e jogos que eles/as mesmos/as inventavam, ouvindo e contando histórias. Tudo isso fazia parte do processo de alfabetização, da aprendizagem do código do alfabeto, dos sons das letras, das palavras e dos números. Tudo isso os/as encantava e os/as fazia querer estudar e aprender mais!! Quer melhor justificativa do que essa para propor esse tipo de trabalho?

Imagem disponível em: http://brasilfront.xpg.uol.com.br/o-ludico-na-aprendizagemprocesso-de-alfabetizacao-dicajogo-de-domino. Acesso em: 19/11/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário