sexta-feira, 14 de novembro de 2014

ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM


O aprendizado da linguagem é uma etapa importante no desenvolvimento das crianças. Por volta dos 21 meses de idade, a maioria das crianças consegue pronunciar 100 palavras e começará, antes dos 2 anos de idade, a combinar essas palavras para fazer frases curtas. Infelizmente, muitas crianças pequenas já apresentam atraso nesse período. Há um atraso no desenvolvimento da linguagem expressiva quando uma criança de 24 meses possui um vocabulário expressivo limitado (menos de 40-50 palavras) e ela não combina as palavras. Cerca de 8 a 12% das crianças norte-americanas em idade pré-escolar e 12% das crianças que começam a escola apresentam um atraso de linguagem. Entre elas, de 25 a 90% recebem um diagnóstico de problema de leitura (dislexia), um problema que progride e afeta de 10 a 18% de todas as crianças em idade escolar. A frequência dos problemas de linguagem e seu impacto posterior na alfabetização e nas habilidades de leitura testemunham a necessidade de intervenção precoce assim que as dificuldades de linguagem são detectadas. Para estabelecer uma boa relação entre as crianças, a professora deve promover atividades que contribuem para que haja uma boa adaptação das crianças ao ambiente escolar. Procurar sempre planejar uma semana bem acolhedora e divertida trazendo, por exemplo, brincadeiras que gerem interação e convívio em grupo. Trabalhar a oralidade, a leitura e a escrita de forma articulada é uma boa opção. Um exemplo é fixar cartazes nas paredes para que as crianças acompanhem o que for sendo vivenciado, ler palavras para que elas repitam e depois escrevam, seja coletivamente ou individualmente, bem como confeccionar para os alunos fichas com seus respectivos nomes, em letra cursiva e em letra bastão, para proporcionar o contato deles com as letras de seus nomes e da de seus colegas. Com estas fichas podem ser realizadas atividades como: identificar a ficha que contem o nome do colega, contar o numero de letras destacando a letra inicial e a final.

Disponível em: http://www.enciclopedia-crianca.com/desenvolvimento-da-linguagem-e-alfabetizacaohttp://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/LinguaPortuguesa/artigos/oralidade_leitura_escrita.pdf. Acesso em: 14/11/2014.
Imagem disponível em: http://proletramentosmedportoalegre.blogspot.com.br/2010_12_01_archive.html. Acesso em: 14/11/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário