quinta-feira, 11 de setembro de 2014

CASTELO DE LETRAS



Certo dia uma menina disse assim pra mim: "Tia, um dia eu vou ter um Castelo todinho pra mim! E nele vai ter um monte de letrinhas... Algumas iguais e outras diferentes, pra eu poder escrever!". Essa fala não me saiu da cabeça e logo pensei: essa menina não fala apenas da construção de simples palavras, mas inclui nela também a construção de um sonho! Muitas vezes, a alfabetização se mistura com o desejo, o sonho e a fantasia das crianças. Não é raro ouvir as crianças "lendo" as histórias de Conto de Fadas sem ter ainda aprendido a codificar letras e sons. O imaginário, a vontade de ser um dos príncipes ou princesas que habitam esse Castelo faz com que as crianças povoem esse Castelo. Aos poucos o Castelo vazio passa a ser ocupado com esses sonhos que impulsionam o desejo de aprender. As letras começam, então, a ocupar o Castelo e, ao se misturar, formam infinitas combinações de palavras e frases! Assim, vai se compondo o Castelo de cada um/a, com infinitas formas e cores, de acordo com o sonho que cada um/a sonhou!

Imagem disponível em: http://escolacastelodasletras.blogspot.com.br/2012/07/bem-vindos-escola-de-educacao-infantil.html. Acesso em: 11/09/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário