PROJETO DEMANDAS ESCOLARES E ARTELUDOTERAPIA:
atendimento em grupo
a alunos/as da Rede Estadual de ensino voltado para os processos de ensino e
aprendizagem
OBJETIVO: Atender a um grupo de
crianças semanalmente com o foco em suas necessidades de aprendizagem
específicas, levando em consideração possíveis comorbidades (deficiências,
síndromes, TDAH, autismo) e outras questões relacionais, familiares, escolares
e sociais que possam interferir em sua eventual dificuldade para aprender a
ler, escrever, contar, somar ou subtrair, com o foco na ludicidade e na
arteterapia, com intervenções atrativas e interessantes, que motivem esses
alunos/as e que os façam desejar aprender, por meio de histórias, livros,
teatro, jogos, etc.
IMPACTO NA COMUNIDADE: O Projeto é realizado em parceria com uma Escola Estadual de Ubá, onde já
realizo outras atividades. Essa, especialmente, partiu de uma demanda da escola
(daí o nome do Projeto – “Demandas Escolares”) de crianças que tinham
dificuldades em aprender. Então, a diretora, juntamente com as professoras do
Ensino Fundamental I, selecionaram as crianças (8, mais especificamente) que
não conseguiam aprender por algum motivo não identificado (a maioria delas
possuía um “laudo” ou “diagnóstico”, embora algumas já tivessem passado por
várias avaliações médicas, psicológicas e psicopedagógicas). Decidimos, então,
encarar esse trabalho na perspectiva de investir em um trabalho diferenciado
daquele que comumente a escola oferece, apostando nas atividades lúdicas e
artísticas; lembrando sempre das diferenças individuais dos/as alunos/as
atendidos/as e também de faixa etária e ano escolar que frequentavam. Desse
modo, muitas vezes, apresentávamos atividades diferenciadas, de acordo com o
seu nível de aprendizagem em alfabetização. Diante de todos esses desafios,
consideramos que o saldo desse trabalho foi muito positivo, já que das 8
crianças que ingressaram no Projeto (contando algumas alterações de alunos/as
que saíram e entraram), que antes não conheciam letras e números, 6 saíram
alfabetizados, sabendo ler, escrever, contar, fazer soma e subtrações simples,
além de aumentarem a autoestima, adquirirem a capacidade de interpretar e
recontar histórias, aumentarem o contato com a literatura, as artes, o desenho,
a pintura e os conteúdos de história, geografia e ciências. Apenas 2 alunos/as
permanecerão no Projeto, que terá continuidade no próximo semestre, com um novo
grupo de alunos/as da mesma escola, porque ainda apresentam dificuldades
cognitivas significativas. O impacto desse Projeto na Comunidade/Escola foi
percebido pela Diretora e professora que acompanhou esses alunos durante o
processo, trazendo-os à faculdade, as quais vieram emocionadas prestigiar o
“encerramento” dessa turma no Projeto no dia 25/06/2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário