MÉTODO DA PALAVRAÇÃO
O método da palavração é um método analítico. Os métodos analíticos partem do todo para ir às partes. Esses métodos priorizam a compreensão em detrimento da memorização. O método da palavração coloca ênfase na palavra. Nesse método, apresenta-se uma palavra que, posteriormente, é decomposta em sílabas. A diferença desse método em relação ao silábico é que as palavras não são compostas obrigatoriamente no início do processo. São aprendidas globalmente e por reconhecimento. A escolha de palavras também não obedece ao princípio do mais fácil para o mais difícil. São apresentadas independente de suas regularidades ortográficas. O importante é que tenham significado para os/as alunos/as. Nesse método, as palavras são apresentadas em agrupamentos e os/as alunos/as aprendem a reconhecê-las pela visualização e pela configuração gráfica. Como principais desvantagens, aparecem as dificuldades em enfrentar palavras novas, quando os/as professores/as se limitam à simples visualização, sem incentivar a análise e o reconhecimento de partes da palavra. Há poucas informações sobre o uso desse método no Brasil. São elencadas duas vantagens: a de se trabalhar com a frase de acordo com as teorias gramaticais vigentes em cada época; e a de se enfatizar um tipo de leitura que pode utilizar pistas do contexto para a compreensão.
REFERÊNCIA:
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer de professores: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
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