quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

PSICOLOGIA E DESENHO INFANTIL

     
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A psicologia envolve o estudo científico do comportamento e das funções fundamentais. Geralmente, os psicólogos exploram conceitos como percepção, cognição, emoção, atenção, inteligência, motivação e personalidade. O desenho infantil, por ser uma forma de revelar o desenvolvimento cognitivo, emocional e expressivo da criança, tem sido objeto de estudo de diferentes profissionais (incluindo os psicólogos). Diversos teóricos se dedicaram especialmente ao estudo do desenvolvimento gráfico infantil. Luquet (1969) se dedicou ao estudo do desenho da criança no que se refere à sua evolução cognitiva. Em seu estudo, o autor buscou entender como a criança desenha, acreditando que o desenho da criança não mantém as mesmas características do princípio ao fim. Portanto, convém fazer sobressair o caráter distintivo das suas fases sucessivas. Luquet (1969) ainda diz: O desenho infantil, enquanto manifestação da atividade da criança, permite penetrar na sua psicologia e, portanto, determinar em que ponto ela se parece ou não com a do adulto. Isso porque a criança, ao fazer um desenho, inspira-se não apenas em modelos que estão em sua frente, mas, também, na imagem que tem em seu interior no momento em que desenha. Sendo assim, o desenho é uma forma de representação, que pode revelar o conteúdo da imagem mental da criança. O desenho infantil, pode ser uma forma de revelar o desenvolvimento cognitivo, emocional e expressivo da criança. O desenho infantil evolui conforme o desenvolvimento da criança. Deste modo, a medida em que cresce, seu desenho tem mais significado e, consequentemente, mais mensagens do consciente e do inconsciente. O desenho é uma entrada para o mundo da imaginação, autoconhecimento e livre expressão da criança. É uma linguagem que a criança usa para se relacionar com o mundo. Segundo Lowernfeld (1970), o ato de desenhar envolve a atividade criadora. É através de atividades criadoras que a criança desenvolve sua própria liberdade e iniciativa. Através do desenho, as crianças, sem saber, nos dizem muito a respeito de suas vidas e personalidade. Bédard (1998) diz que o desenho “representa, em partes, a mente consciente, mas também, de uma maneira mais importante, faz referência ao inconsciente”. O desenho revela o sentimento daquele que o produziu e modifica a sua vontade de representar as suas angústias, tristezas, alegrias e medos, para exteriorizar as suas descobertas e as suas vivências. Através da arte, podemos decifrar segredos, ler e escrever o mundo. Tudo isso permite uma leitura do desenvolvimento cognitivo da criança. Todos os elementos do desenho, analisados e interpretados, mostram como a criança é e porque ela desenhou aquilo, podendo-se compreender melhor a criança através dos desenhos.

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