quinta-feira, 17 de agosto de 2017

UM APELO A SEI LÁ QUEM PELO MAL(BEM) DITO XEROX!!!

Resultado de imagem

Sei que muitos já vão logo pensar que estou ficando louca de defender o mal(bem)dito xerox! Quem diria... Eu, doutora em educação, fazendo isso! Pois é exatamente isso que eu vou fazer! Estava cá eu preparando as minhas aulas para uma turma (de faculdade) e pensei: "Se quero sair da mesmice (e sair da mesmice nesse caso é dar aulas sem datashow, sair do modelo tradicional de transmissão de conhecimento, aquele em que a professora fala e o/a aluno/a simplesmente escuta), preciso levar um material diferente. Preciso levar textos para ler com os alunos, preciso fazer perguntas pra eles, preciso provocar discussões a partir desses textos, preciso colocar eles para produzir algo a partir desses textos, preciso que eles organizem o conhecimento e não apenas eu...". Pois bem! Comecei a me mexer! Peguei um texto daqui (na internet, um vídeo dali, comprei cartolina, canetinha, durex, barbante). Digitei trechos de livros, fui elaborando perguntas, montando dinâmicas diferentes... Quando me dei conta, já estava imprimindo um milhão de cópias na minha impressora. E repito: na minha impressora! Porque é assim: Nenhuma escola, nenhuma faculdade banca material de consumo nesse nível para o professor (aliás, não banca quase nada; quando muito, imprimem a prova semestral - e reclamando!). Isso significa que fazer esse tipo de trabalho custa caro e vai da "boa vontade", do "interesse" e da "disponibilidade" de cada professor. No meu caso, eu adquiri uma EPSON L375 jato de tinta há algum tempo (e foi a melhor coisa que já fiz na vida! Super recomendo!). Ainda assim gostaria de frisar que o uso do xerox NÃO É sinônimo de uma prática reprodutivista ou tradicional. O uso do xerox é, muitas vezes, o que possibilita romper com esse tipo de prática (como acontece geralmente no ensino superior, conforme relatei aqui). Na alfabetização não acredito ser muito diferente, se você tem opções, você leva outros textos, outros gêneros, outros jogos, outras opções para os/as alunos/as (e isso é sempre melhor do que só o livro didático ou só o que tem na própria escola. Por isso, não condenem de imediato o xerox! Ao contrário, ajudem a lutar por melhores condições de trabalho docente nas escolas!

Imagem disponível em: http://biblioufcspa.blogspot.com.br/2012/03/. Acesso em: 17. ago. 2017.




Nenhum comentário:

Postar um comentário