MÉTODO DAS BOQUINHAS
RENATA JARDINI
Alfabetização pelo Método das Boquinhas
O Método das Boquinhas foi aprovado como Tecnologia Educacional pelo MEC em novembro de 2009, 2010 e 2011, sendo atestado como eficiente para alfabetizar e recuperar a alfabetização de crianças, jovens ou adultos.
Sua fundamentação teórica é de base multissensorial, fônica-vísuo-articulatória, propiciando rapidez e segurança na associação do fonema ao grafema (som à letra) uma vez que é uma Metodologia Sintética, Concreta e Sinestésica e acrescenta o diferencial do articulema (boquinha), contribuindo para o real aprendizado e recuperação da leitura e escrita. Pode ser usado na íntegra, como Metodologia adotada pela escola, ou como uma ferramenta de trabalho para a conversão fonema/grafema, sendo inserido na proposta adotada pela escola.
O Método das Boquinhas é de fácil aplicabilidade e compreensão e tem sido utilizado em salas de aula com todas as crianças, alunos comuns e outros com trocas de letras, trazendo grande e positivo impacto sobre os resultados na aprendizagem e autoestima do professor e do aluno, desde as séries iniciais até o grupo da EJA. Resultado semelhante tem sido observado na terapêutica clínica.
A parceria entre a Fonoaudiologia e a Pedagogia tem trazido ganhos aos estudantes e à educação em geral. O mercado atual exige educadores com capacitação e fundamentação sobre alfabetização que possa atender e obter resultados para quaisquer tipos de alunos, favorecendo a inclusão e agilizando os processos de aprendizagem, contribuindo assim, para melhor desempenho acadêmico da escola e do Município.
Público Alvo:
Professores da rede estadual, municipal ou particular de educação infantil, ensino fundamental, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos educacionais, fonoaudiólogos envolvidos com a educação, num total de até 100 profissionais.
Objetivo Geral:
• Proporcionar desenvolvimento e aperfeiçoamento aos profissionais.
Objetivos Específicos:
• Capacitar o educador a conhecer o desenvolvimento normal do processo de aquisição da leitura e escrita;
• Capacitar o educador a identificar o erro durante esse processo, classificando-o e analisando-o para possível remediação pedagógica;
• Capacitar o educador a alfabetizar crianças com a proposta oferecida pelo Método das Boquinhas;
• Capacitar o educador a utilizar os livros e materiais de apoio que a metodologia Boquinhas oferece para aplicação prática em sala de aula;
• Trocar experiências por meio de discussão de casos durante o curso.
Programa do curso:
1º período:
- A correlação entre fala e leitura e escrita;
- Os processos neuronais de aquisição da leitura e escrita;
- As rotas de leitura e as fases da escrita;
- Métodos de alfabetização e suas consequências;
- O treino da consciência fonológica e fonêmica;
- O treino dos articulemas e consciência fonoarticulatória.
2º período:
- O erro como ferramenta de trabalho;
- Distinção entre erros esperados no processo de aquisição e erros patológicos;
- Letras com oposição de sonoridade (surdas/sonoras);
- Letras com dificuldades ortográficas;
- Análises de escrita.
3º período:
- Pressupostos teóricos do Método das Boquinhas;
- Vogais: passagem da hipótese pré-silábica para silábica alfabética;
- A sílaba e o processo alfabético de escrita;
- Os exercícios do livro Alfabetização com as Boquinhas;
- Trocas de letras e sua recuperação segundo o livro Caderno de Exercícios;
- Uso dos jogos de Boquinhas.
4º período:
- As sílabas complexas;
- Aquisições gramaticais;
- Elaboração e interpretação de textos;
- Aglutinações e segmentações na escrita;
- Exercícios de velocidade de leitura;
- Análise de casos.
Recursos Necessários:
• Projetor data-show com micro computador;
• Sistema de som com amplificador para microfone e laptop;
• Sala com cadeiras;
• Livro de Alfabetização com Boquinhas- livro do professor e aluno (opcionais);
• Apostila para todos os alunos, oferecida pela autora;
• Certificado oferecido pela autora.
Sua fundamentação teórica é de base multissensorial, fônica-vísuo-articulatória, propiciando rapidez e segurança na associação do fonema ao grafema (som à letra) uma vez que é uma Metodologia Sintética, Concreta e Sinestésica e acrescenta o diferencial do articulema (boquinha), contribuindo para o real aprendizado e recuperação da leitura e escrita. Pode ser usado na íntegra, como Metodologia adotada pela escola, ou como uma ferramenta de trabalho para a conversão fonema/grafema, sendo inserido na proposta adotada pela escola.
O Método das Boquinhas é de fácil aplicabilidade e compreensão e tem sido utilizado em salas de aula com todas as crianças, alunos comuns e outros com trocas de letras, trazendo grande e positivo impacto sobre os resultados na aprendizagem e autoestima do professor e do aluno, desde as séries iniciais até o grupo da EJA. Resultado semelhante tem sido observado na terapêutica clínica.
A parceria entre a Fonoaudiologia e a Pedagogia tem trazido ganhos aos estudantes e à educação em geral. O mercado atual exige educadores com capacitação e fundamentação sobre alfabetização que possa atender e obter resultados para quaisquer tipos de alunos, favorecendo a inclusão e agilizando os processos de aprendizagem, contribuindo assim, para melhor desempenho acadêmico da escola e do Município.
Público Alvo:
Professores da rede estadual, municipal ou particular de educação infantil, ensino fundamental, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos educacionais, fonoaudiólogos envolvidos com a educação, num total de até 100 profissionais.
Objetivo Geral:
• Proporcionar desenvolvimento e aperfeiçoamento aos profissionais.
Objetivos Específicos:
• Capacitar o educador a conhecer o desenvolvimento normal do processo de aquisição da leitura e escrita;
• Capacitar o educador a identificar o erro durante esse processo, classificando-o e analisando-o para possível remediação pedagógica;
• Capacitar o educador a alfabetizar crianças com a proposta oferecida pelo Método das Boquinhas;
• Capacitar o educador a utilizar os livros e materiais de apoio que a metodologia Boquinhas oferece para aplicação prática em sala de aula;
• Trocar experiências por meio de discussão de casos durante o curso.
Programa do curso:
1º período:
- A correlação entre fala e leitura e escrita;
- Os processos neuronais de aquisição da leitura e escrita;
- As rotas de leitura e as fases da escrita;
- Métodos de alfabetização e suas consequências;
- O treino da consciência fonológica e fonêmica;
- O treino dos articulemas e consciência fonoarticulatória.
2º período:
- O erro como ferramenta de trabalho;
- Distinção entre erros esperados no processo de aquisição e erros patológicos;
- Letras com oposição de sonoridade (surdas/sonoras);
- Letras com dificuldades ortográficas;
- Análises de escrita.
3º período:
- Pressupostos teóricos do Método das Boquinhas;
- Vogais: passagem da hipótese pré-silábica para silábica alfabética;
- A sílaba e o processo alfabético de escrita;
- Os exercícios do livro Alfabetização com as Boquinhas;
- Trocas de letras e sua recuperação segundo o livro Caderno de Exercícios;
- Uso dos jogos de Boquinhas.
4º período:
- As sílabas complexas;
- Aquisições gramaticais;
- Elaboração e interpretação de textos;
- Aglutinações e segmentações na escrita;
- Exercícios de velocidade de leitura;
- Análise de casos.
Recursos Necessários:
• Projetor data-show com micro computador;
• Sistema de som com amplificador para microfone e laptop;
• Sala com cadeiras;
• Livro de Alfabetização com Boquinhas- livro do professor e aluno (opcionais);
• Apostila para todos os alunos, oferecida pela autora;
• Certificado oferecido pela autora.
Disponível em: http://www.metododasboquinhas.com.br/alfabetizacaopelometododasboquinhas.aspx. Acesso em: 03/08/2016.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=x5adqYkLCdQ. Acesso em: 03/08/2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário