terça-feira, 13 de janeiro de 2015

PI-PI-CO-LÉ: 
A CONSIÊNCIA FONÊMICA E A ALFABETIZAÇÃO


Estava eu conversando com uma menina de 5 anos em uma praça e ela então me propôs que brincássemos de PI-PI-CO-LÉ. A brincadeira consistia em bater em cada uma das mãos conforme a música, que era assim: PI-PI-CO-LÉ, QUAL É O SABOR QUE VOCÊ QUER? E aí a pessoa que teve a mão batida por último dizia um sabor de picolé que gostava. O interessante é que, embora ela soubesse que as palavras precisavam ser divididas, ela começou a fazer isso de modo desordenado, batendo em duas mãos para a mesma sílaba e também repetindo a sílaba tônica de algumas palavras como PICOLÉ e QUER, ampliando o número de sílabas dessas palavras. O ocorrido nos mostra que essa menina está construindo a noção de consciência fonológica, não tendo ainda a ideia de que cada sílaba corresponde a um som.

Imagem disponível em: http://www.mulheresderosa.com/receita-de-picoles-de-frutas/. Acesso em: 13/01/2015.

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